Booking.com
Museus Capitólios em Roma, Itália
Cultura

Museus Capitolinos em Roma: ingresso e terraço panorâmico por apenas 1 euro

Quem ama Roma não pode deixar de conhecer os Museus CapitolinosAntes de mais nada, é o museu público mais antigo do mundo.

Museus Capitólios em Roma, Itália

Fundado em 1471, inicialmente seu acervo reunia esculturas de bronze doadas à cidade pelo Papa Sisto IV. Com o passar dos séculos, sua coleção foi ampliada com uma Pinacoteca repleta de obras-primas.

Museus Capitolinos, Roma

Os Museus Capitolinos representam a história de Roma traduzida em arte. Algumas das esculturas mais famosas do mundo encontram-se ali. É o caso da loba de bronze que amamenta Rômulo e Remo – símbolo da fundação da capital – da imponente estátua equestre do imperador Marco Aurélio (ela tem 4,24 metros de altura), A Cabeça de Medusa, de Gian Lorenzo Bernini, o beijo apaixonado entre Eros e Psiquê ou os fragmentos remanescentes de uma estátua colossal do imperador Constantino, o primeiro imperador a converter-se ao Cristianismo.

Museus Capitolinos, Roma

Os Museus Capitolinos ocupam dois edifícios (O Palazzo dei Conservatori e o Palazzo Nuovo) unidos por uma galeria subterrânea e ficam na famosa Piazza del Campidoglio projetada por Michelangelo. Nessa praça também fica o Palazzo Senatorio, antiga sede do senado romano e hoje local dos escritórios da prefeitura de Roma.

museus capitolinos em Roma

Nos Museus Capitolinos você encontrará mais de 12 mil metros quadrados ocupados por esculturas gregas e romanas e pinturas de expoentes como Tiziano, Caravaggio, Rubens e Tintoretto.

museus capitolinos

No Palazzo dei Conservatori você poderá contemplar telas como o retrato de São João Batista realizado por Caravaggio ou O Rapto das Sabinas, de Pietro da Cortona.

museus de Roma, Itália

No Palazzo Nuovo, não deixará de admirar esculturas fascinantes como Discóbolo, a estátua grega de um lançador de disco, Morte de um Gálata, cópia romana de uma obra grega do século III a.C, a Vênus Capitolina ou o Salão dos Filósofos com bustos de poetas, políticos e cientistas gregos.

museus de Roma, Itália

Se a abundância de obras-primas já era um bom motivo para visitar os Museus Capitolinos,  todos os sábados será possível admirar as suas belezas pelo preço simbólico de um euro.

Museus Capitolinos, Roma

A iniciativa é válida de 4 de fevereiro até dia 25 de março, somente aos sábados e no horário noturno, entre 20h e meia-noite.

Museus Capitolinos, Roma

Além de visitar o acervo, no magnífico terraço dos Museus Capitolinos – a Terrazza Caffarelli – existe uma cafeteria com uma vista panorâmica da cidade eterna. Nas mesmas datas, ali serão organizadas degustações de produtos típicos da região do Lácio, encontros com atores e concertos de música.

Museus Capitolinos, Roma

No site dos museus você encontra a descrição completa do programa previsto para cada sábado. Em geral, enquanto percorrem os corredores do museu os visitantes poderão curtir iniciativas como escutar a música de orquestras, vozes de um coral popular ou assistir a espetáculos de dança.

Museus Capitolinos, Roma

Na última edição do evento, músicos da Accademia Nazionale di Santa Cecilia fizeram com que notas musicais invadissem as salas dos museus.

Museus Capitolinos, Roma

Além desse tipo de espetáculo, quem visitar o museu poderá degustar produtos gastronômicos, aprender mais sobre a moda da antiguidade com instalações, performances e leituras inéditas.

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *