Booking.com
loba, símbolo de Roma
Diário

Natale di Roma: a cidade eterna e seus 2770 anos

Hoje, 21 de abril, a cidade eterna festeja seus 2770 anos. O aniversário de fundação da capital – no passado conhecido como Dies Romana e hoje lembrado como Natale di Roma – é uma festa laica que atravessou os séculos graças a Terenzio Varrone.

Vista de Roma

O escritor narrou a lenda que em 753 a.C Rômulo teria fundado a cidade no monte Palatino, o local de residência dos imperadores e aristocratas por mais de quatrocentos anos.

Todos nós aprendemos nas aulas de história a lenda dos filhos da Reia Silvia: os dois irmãos gêmeos, Rômulo, e Remo abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, salvando-os da morte. Ambos seriam descendentes de Enéias, um guerreiro e nobre troiano que teria abandonado a sua cidade natal depois da destruição provocada pelos gregos na Guerra de Troia.

monumentos de Roma

A história de Roma e a retórica envolvendo a data de fundação da cidade começaram a ser utilizadas como instrumentos de propaganda já durante o período do império.

Em 47 a.C o imperador Claudio foi o primeiro a utilizar a fundação da cidade para exaltar a grandeza do império. Documentos antigos contam, inclusive, que em ocasião do milesimo aniversário de fundação da cidade foram realizadas moedas comemorativas.

Bem mais tarde, durante a década de 20, reinvindicando as próprias origens romanas, Benito Mussolini declarou que o Natale di Roma seria declarada giornata fascista, ou seja, data oficial para festejar o fascismo. Tal decisão foi comentada por Antonio Gramsci como a tentantiva do fascismo de naturalizar o seu papel na história italiana.

símbolo da cidade de Roma

Roma é uma cidade que penetra nos poros da pele, na mente e na alma e, como escreveu Carlos Heitor Cony, “só depois de possuir Roma e, como um César de galochas, violentar Roma, pode o homem compreender um dos sentidos de seu destino. Alea jacta est. ”

A data não é um feriado e no dia 21 de abril os romanos trabalham, o comércio permanence aberto e as escolas funcionam normalmente. No entanto, vários eventos serão organizados para festejar o aniversário da cidade.

mostra de street art em Roma

Quem estiver em Roma pode aproveitar a ocasião e conferir a obra Triumphs and Laments que decora com personagens históricos os muros que circundam o rio Tibre.

Para saber mais leia esse post:

Roma: meio quilômetro de história ilustrada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *