Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
Diário

Sonhando com a neve no inverno de Roma

Esses dias a temperatura média caiu bastante e temos enfrentado muito frio.

Sábado passado, ao acordar e abrir as janelas fomos agradavelmente surpreendidos por grãozinhos de granizo que invadiram as sacadas do nosso apartamento.

Minha filha ficou toda feliz exclamando que tinha nevado e por alguns instantes o meu lado pueril também ficou imaginando a cidade eterna coberta de branco. Quem não volta a ser criança quando encontra neve?

Lendo os jornais, pelo que entendi o que tem acontecido em Roma não pode ser cientificamente classificado nem como neve nem como granizo.

fórum-romano-visitas

Trata-se de um fenômeno meteorológico chamado graupel ou neve redonda constituída por grãos brancos e opacos, de forma ligeiramente esférica, com um diâmetro que oscila entre 2 e 5 milímetros.

A questão é séria e reconhecida pela World Meteorological Organization e também pelo Servizio Meteorologico Nazionale dell’Aeronautica Militare italiana!

Segundo os especialistas, esses grãos são maleáveis e, ao contrário do granizo puro, mais rigído, quando caem no chão se quebram facilmente.

centro-de-roma-no-inverno

Em Roma a neve é um espetáculo raro, daqueles que não costuma repetir-se por dois anos consecutivos, e acredito que para a prefeitura isso represente um alívio.

O espetáculo é tão memorável que muitos romanos lembram com saudades da neve abundante que caiu por aqui em 1985.

A capital italiana nunca conseguiu organizar-se para enfrentar sem problemas alguns metros de neve.

Muitos motoristas não levam a bordo as correntes que devem ser obrigatoriamente colocadas nos pneus em caso de neve. Poucos carros são equipados com rodas térmicas.

neve-em-roma

Em 2012, a cidade tornou-se um caos porque alguns bairros ficaram sem energia elétrica, algumas escolas fecharam e tivemos vários engarrafamentos de trânsito.

Apesar da confusão, nesses dias de muito frio muita gente torce para que a meve volte cair e descobri até que existe uma página Facebook chamada Per tutti quelli che vogliono la neve a Roma, ou seja, Para todos aqueles que querem a neve em Roma.

Enquanto ela não chega, compartilho com vocês algumas imagens da cidade eterna coberta de branco, em 2012.

Para garantir aos leitores que Roma, com seus principais pontos turísticos, é mágica em qualquer estação do ano.

 

This article has 1 comment

  1. Mamute da Oficina de Inverno

    Nossa como a cidade ficou belíssima! Sorte dos turistas que apreciaram essa raridade. Adorei o post, parabéns pelo Blog, riquíssimo em informações.

    http://www.oficinadeinverno.com.br

    Abraços calorosos,
    Mamute da Oficina de Inverno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *