Booking.com
Burgo Ostia Antica
Ver

O burgo de Ostia Antica o Castelo de Júlio II

Para conhecer de perto aspectos do cotidiano durante o período imperial, muitos turistas vão até Pompeia ou Ercolano, no sul da Itália. Os passeios são mais do que válidos, mas se você tiver pouco tempo à disposição e quiser conhecer um lugar não menos sugestivo sugiro que vá até Ostia Antica.

Burgo de Ostia Antica

Ostia é conhecida principalmente como uma das praias mais próximas da cidade eterna. Não é famosa por sua beleza natural, mas por ser o ponto mais fácil de acesso ao litoral romano e por concentrar uma vasta zona arqueológica. Localizada a cerca de 25 quilômetros da capital e com acesso fácil, as ruínas da área conhecida como Ostia Antica foram bem preservadas e nos dão uma ideia precisa da vida em uma dos principais cidades cosmopolitas da Roma antiga.

Burgo de Ostia Antica

Graças a sua posição geográfica, Ostia conquistou um papel decisivo na história comercial e militar de Roma. Durante séculos foi um porto estratégico para o transporte de mercadorias e fundamental para a defesa militar da costa e da foz do rio Tibre.

Burgo de Ostia Antica

As ruínas merecem um post detalhado. No artigo de hoje, o protagonista é o burgo de Ostia Antiga e o castelo de Júlio II, reaberto recentemente ao público depois de permanecer fechado por anos.

Burgo de Ostia Antica

O vilarejo fica nos arredores da entrada do parque arqueológico. Para chegar lá basta atravessar a rua, mas infelizmente poucos turistas aventuram-se até lá. O burgo medieval fica em uma área onde no passado existia uma necrópole e a graciosa igreja de Sant´Aurea, edifício completado em 1483 que ainda encontra-se no vilarejo.

Burgo de Ostia Antica

A beleza do lugar está na sua autenticidade. Casas históricas circundadas por uma cinta muraria. Ruas reservadas exclusivamente para pedestres. Cachorros e crianças que correm livremente. Vizinhos que conversam ao ar livre em cadeiras colocadas na praça.

Burgo de Ostia Antica

O burgo foi fundado em 830 por Gregorio IV. Inicialmente, suas casas foram construídas para abrigar os operários que trabalham nas salinas ao longo da Via Ostiense e foi o Papa quem ordenou que o vilarejo fosse protegido por muros. Por esse motivo, o lugar fico conhecido como “Gregoriopoli”.

Burgo de Ostia Antica

Na fortaleza funcionava a alfândega pontifícia que controlava as mercadorias que chegavam de Roma por via marítima e que era um monopólio da Cúria. Para proteger essa atividade, no século XV o local foi ampliado por um outro pontífice, Martino V, que também exigiu a construção de uma grande torre de 24 metros de altura (que mais parte foi englobada no castelo do burgo) e de um fosso que representou o primeiro posto de defesa contra as invasões por parte dos sarracenos

Burgo de Ostia Antica

Entre 1483 e 1487, a fortaleza foi completamente reformada por Júlio II, bispo de Ostia e futuro Papa. Foram construídos um quintal e um apartamento para hospedar o pontífice. Os três andares do edifício foram unidos por uma escada monumental e afrescos de Baldassare Peruzzi.

10

No século XVIII o castelo foi utilizado como celeiro e, em seguida, como prisão. Depois de vários restauros, o castelo foi reaberto ao público desde março de 2017 e pode ser visitado todos os sábados e domingos, com a presença de um guia. Os ingressos custam 3 euros por pessoa e as visitas acontecem a cada hora.

Endereço: Savi di Ostia Antica: Viale dei Romagnoli, 717

Para chegar lá: se estiver sem carro, vale a pena saber que da estação Porta San Paolo/Piramide (linha B do metrô de Roma) saem trens regionais que percorrem a linha Roma-Lido com parada em Ostia Antica.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagem ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60