Booking.com
mapa mundi
Informações práticas

O mapa mundi identificado com canções

Quem ama viagens sonha alfinetar o mapa mundi e colecionar experiências pelo planeta. Lá em casa, por falta de espaço, em vez de um grande planisfério na parede temos o clássico atlas e um globo terrestre. Esse é o meu método old style de aprender geografia, mas minha filha está anos-luz à minha frente, explorando o mundo com o auxílio de um tablet e de aplicativos que ensinam nomes de nações, suas bandeiras, rios, montanhas e outros recursos naturais.

Acho importante estimular a curiosidade das crianças sobre terras, populações e costumes de outros países, mas e se o mapa mundi à sua disposição não fosse exatamente aquele que você sempre viu nas escolas?

Dorothy, um escritório britânico de design criou o chamado The World Song Map, um planisfério imaginário no qual os nomes dos países, cidades, lagos ou mares foram substituídos com títulos de canções.

O mapa mundi foi desenhado seguindo o estilo difundido no passado pelo cartógrafo, matemático e astrônomo Gerardo Mercatore. No total, foram selecionadas mais de mil músicas que podem ser escutadas no Spotify, na playlist chamada Dorothy´s Worlds Song MapEntre as canções escolhidas estão grandes clássicos como New York New York, Back in the U.S.S.R e Born in the USA.

Sobre a Itália, quais canções você usaria para identificar suas principais cidades? Aqui nasce a polêmica. Os autores do mapa mundi escolheram músicas em inglês e pouco conhecidas no país como Heart of Rome (Elvis Presley), When in Rome, Kill me (Cud) e Marie from Sunny Italy (Irving Berlin).

Nos comentários sobre o lançamento do mapa mundi, muitos italianos sugeriram outros títulos como Roma Capoccia (Antonello Venditti), Napule è (Pino Daniele), Viva l’Italia (Francesco de Gregori) o Made in Italy (Luciano Ligabue). E você, tem alguma sugestão?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60