Booking.com
Vaticano

Atrações da Basílica de São Pedro

Nesse blog já escrevi sobre o exterior e a cúpula da Basílica de São Pedro e também forneci algumas dicas para quem visita esse lugar de culto pela primeira vez.

Hoje vamos nos concentrar nos tesouros artísticos guardados em seu interior porque não é só a Pietà, de Michelangelo, que merece alguns minutos de contemplação.

A construção da Basílica iniciou em 1506 pelo arquiteto Donato Bramante, durante o pontificado de Papa Júlio II, da poderosa família Della Rovere.

interior-basílica-sãopedro

No entanto, no mesmo lugar da basílica atual existia uma outra, muito mais antiga, erguida pelo primeiro imperador cristão de Roma, Costantino, e também os túmulos de alguns Papas e de São Pedro.

As fascinantes descobertas foram realizadas durante escavações arqueológicas de 1939, ordenadas por Pio XII.

A atual Basílica de São Pedro é capaz de abrigar cerca de 60 mil fiéis e possui nada menos que 186 metros de extensão.

basílica-são-pedro-roma

Foto: Vincenzo Polidori 

Assim que entramos na basílica nos sentimos minúsculos diante de sua grandiosidade.

Os turistas correm para disputar a melhor posição diante do vidro que protege a Pietà, mas não perca a chance de admirar outras obras como a estátua de bronze que retrata São Pedro sentado em sua cadeira porque os fiéis católicos acreditam que acariciando o seu pé receberão bençãos.

Uma das atrações mais famosas da basílica é o gigantesco baldaquino de bronze esculpido por Gian Lorenzo Bernini quando o artista tinha apenas aos 26 anos de idade.

baldaquino-bernini-são-pedro

Com a ajuda de assistentes, Bernini também realizou o monumento fúnebre a Alexandre VII Chigi, um grande exemplo do barroco italiano.

Outras surpresas são a capela dedicada a João Paulo II e a imensa estátua de São Longuinho, o soldado centurião presente na cena da crucificação. Ele teria perfurado o abdômen de Jesus com uma lança para acertar-se de sua morte, mas o sangue teria respingado em seus olhos e, comovido, Longuinho converteu-se ao Cristianismo.arte-basílica-sãopedroObserve também a estátua de Santa Verônica e o portão da Cappella del Santissimo Sacramento, realizado por Francesco Borromini.

Do lado esquerdo, outros destaques são a Cappella del Battesimo, projetada por Carlo Fontana, o monumento que presta homenagem a Clemenete XIII, de Antonio Canova, e aquele de Alessandro VII, obra de Bernini.

No interior da basilica também situa-se o Museu do Tesouro de São Pedro, que pode ser visitado por seis euros, e os túmulos de diversos Papas, em seu subsolo.

Evite filas e reserve aqui o seu ingresso antecipado para visitar a Basílica de São Pedro

This article has 4 comments

  1. Renato Maia

    Assisti recentemente documentário no canal NatGeo chamado “cidades perigosas”, nesse programa falavam sobre Roma, mostrou o esquema mafioso de agências de turismo que atuam nos principais pontos turísticos como Coliseu e Vaticano. Os “guias” oficiais ou não, pareciam verdadeiros leões em busca de presas (os turistas), dominando territórios e expulsando quem não é da área, ofereciam passeios que não se realizavam como Jardins do Vaticano (que agora sei que deve ser agendado previamente) e a Sala de Rafael que é vendido, mas se passa batido no passeio. Mostrou ainda como ser enganado num restaurante “turístico” sem cardápio, onde dois sucos de laranja – pedidos como se fossem naturais, mas na verdade eram “caixinha”, um canelone e uma lasanha requentadas em micro-ondas custassem ao final 48 Euros. Entrevistou ainda o chefe de polícia, que depois de muita conversa mole, preferiu não comentar sobre se a policia tinha conhecimento do mafioso mais famoso chamado “Franco”, um ex-presidiário e atuante com gladiador no Coliseu. Fica a dica…

  2. Anelise Sanchez

    Caro Renato,

    Agradecemos as dicas e o seu comentario.
    Eu tb assiti esse especial na Net Geo e confirmo que o assédio é mesmo forte, não so nos arredores do Vaticano, mas na zona Coliseu tb.
    A prefeitura de Roma esta intensificando os controles de falsos guias, vamos ver se essa operação dara resultados.
    Abs,

  3. viviane

    Anelise, Estou adorando a dicas!!! Gostaria de saber se há algum ingresso que permita ver tudo que há no Vaticano ou se tenho que comprar tudo separado.
    Muito obrigada

  4. Anelise Sanchez

    Oi Viviane. Sugiro que vc contate a empresa http://www.operaromanapellegrinagi.org porque eles são autorizados a realizar passeios como aquele à Basílica, aos Museus Vaticanos, aos Jardins Vaticanos e às outras basílicas papais.
    Abs,
    Anelise

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *