Booking.com
Ostuni
Città d'ArteVer

Ostuni, a cidade branca da Puglia

A combinação de casas rigorosamente brancas e mar de um azul intenso nos faz pensar na Grécia e, em parte, essa observação é pertinente. Ostuni fica na província de Brindisi, na região da Puglia, mas vale lembrar que essa parte da Itália foi muito influenciada pela antiga civilização grega.

Ostuni, Puglia

Se pudesse escolher um único adjetivo para descrever essa cidade, eu diria que Ostuni é cenográfica. A sensação é aquela de passear por um set cinematográfico no qual maquiadores e assistentes de produção entram e saem de cena continuamente.

Ostuni, cidade branca, Puglia

Na minha imaginação, esses profissionais retocam o candor das casas, tiram pó das fachadas das igrejas, posicionam nas praças as crianças que jogam bola, combinam as cores das roupas estendidas nos varais e pincelam um pouco mais de azul no céu.

Ostuni, cidade branca, Puglia

Passeando por seu labirinto de becos perfumados, é fácil entender os motivos por que centenas de estrangeiros escolhem Ostuni como meta para as próprias férias. Sua arquitetura é gloriosa e a qualidade das águas de seus dezessete quilômetros de praias foram premiadas com a certificação italiana Bandiera Blu. Recentemente, a tenista italiana Flavia Pennetta casou-se em Ostuni.

Ostuni, cidade branca, Puglia

Em seu centro histórico (chamado pelos moradores de La Terra), logo depois da Loggia na forma de arco que une o Palazzo Vescovile ao palazzo del Seminario, fica uma das maiores atrações de Ostuni, sua catedral de fachada gótica.

Ostuni, cidade branca, Puglia

O edifício foi construído a partir de 1435 por ordem de dois soberanos do antigo Reino de Nápoles: Ferdinando d’Aragona e Alfonso II. Nos círculos concêntricos da rosácea da fachada, não deixe de observar detalhes como esculturas dos arcanjos, as videiras e espigas de trigo que representam símbolos da Eucaristia.

Ostuni, cidade branca, Puglia

Outros monumentos importantes são o Palazzo San Francesco, sede da prefeitura local, e coluna barroca de Sant´Oronzo – erguida para agradecer o santo pela incolumidade de Ostuni durante a epidemia de peste -, Piazza Libertà e os terraços locais com vista panorâmica para o mar.

roteiro de viagem pela Puglia, Itália

Passeando pelas ruas de Ostuni você também notará várias lojas de artesanato, de produtos típicos – como o azeite ou o macarrão orecchiette – e diversas praças com mesinhas ou poltronas para um happy hour ao ar livre.

Ostuni, cidade branca, Puglia

Aproveite para curtir um final de tarde na cidade, apreciando o céu em tons de laranja, e saboreando um cálice de Primitivo di Manduria. Garanto que não vai se arrepender! 

Puglia, cidade de Ostruni

Distâncias: A cidade fica a 30 km do aeroporto de Brindisi e a 98 km daquele de Bari.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *