Booking.com
Palio di Siena, Toscana
Città d'ArteVer

Palio di Siena, orgulho e tradição toscana

Existem tradições que, aos olhos de um estrangeiro, nem sempre podem ser justificadas.

Palio de Siena

Na Espanha, um exemplo é a corrida de touros na festa de São Firmino, em Pamplona. O evento é motivo de orgulho para os moradores da cidade, mas suscita perplexidade em muitos turistas e representantes de associações de defesa de animais.

Palio de Siena

Na Itália, outra manifestação importante e às vezes envolvida em polêmicas é o famoso Palio di Siena, a tradicional corrida de cavalos que acontece nos dias 2 de julho e 16 de agosto.

Palio-Siena-Italia

A primeira é realizada em homenagem da Madonna di Provenzano e a segunda, em agosto, em louvor de Nossa Senhora da Assunção  (Palio dell’Assunta). Desde o século XVII, dezessete “contrade” ou bairros de Siena participam ativamente do evento, mas somente dez cavalos disputam a corrida ao redor da cenográfica Piazza del Campo.

Palio de Siena

Os concorrentes são escolhidos depois de um sorteio e o jóquei ou cavaleiro – aqui chamado de fantino – é idolatrado por sua contrada. Eles vestem-se com trajes tradicionais conhecidos como “monturas” (palavra derivada do  francês “monter”) e levam consigo bandeiras que representam a próprio bairro.

Todos os anos o Palio di Siena reúne milhares de espectadores e o evento é transmitido ao vivo pela rede de TV estatal italiana.

Siena

Divulgação

Cada contrada é identificada com suas próprias cores e hino, e o vencedor da competição é cavalo que completar primeiro três voltas completas ao redor da praça, mesmo sem o seu jóquei, em caso de caída.

Palio de Siena

A forma da praça requer cavaleiros hábeis e capazes de conduzir os cavalos na pista com rapidez e perícia. Alguns dos cavaleiros mais conhecidos e premiados, como aquele cujo apelido é Aceto (Vinagre), são originários da ilha da Sardenha.

Palio de Siena

Divulgação

A atmosfera na praça é mesmo contagiante e o prêmio disputado é um estandarte (pálio) criado exclusivamente para cada edição do Palio e realizado por um artista local ou originário de outra região. O Palio leva a imagem da Madonna de Provenzano ou da Assunção.

Palio de Siena

Divulgação

Nas arquibancadas ao redor da praça o clima é de euforia. Torcedores organizados entoam os hinos das contradas nomeadas Aquila, Bruco, Civetta, Chiocciola, Drago, Giraffa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone.

A primeira corrida ao redor da Piazza del Campo aconteceu em 1633 e até hoje o Palio é um grande motivo de orgulho para os moradores da cidade.

Palio de Siena

Há quem critique o evento, sublinhando o fato que os cavalos são submetidos a esforços desnecessários e que, talvez, a corrida seja motivo para apostas informais. No entanto, desde a década de 90 veterinários da prefeitura da cidade passaram a monitorar constantemente o bem-estar dos animais.

Em geral, os senesi (moradores de Siena) são bairristas e seria redutivo considerar o Palio um simples evento esportivo. É também uma importante expressão artística e religiosa de uma cidade altiva e orgulhosa de seu passado.

Siena-italia

Siena é uma das cidades mais antigas do mundo. Já foi um centro etrusco, em seguida gaulês e, enfim, romano.

Palio de Siena

Na Idade Média era constituída por vilarejos que expandiram-se até reunirem-se ao redor do principal ponto de encontro da cidade toscana, Piazza del Campo e seus 333 metros. Caracterizada pela forma que lembra uma concha, ela abriga o maestoso Palazzo Pubblico, erguido a partir de 1288a Fonte Gaia e a Torre del Mangia, com mais de 100 metros de altura.

Na base da torre fica a Cappella di Piazza, uma homenageme um agradecimento à Virgem Maria depois que os habitantes da cidade conseguiram enfrentaram a peste negra de 1348.

Palio de Siena

A vista do alto da torre é inesquecível e de lá a forma levemente em declive da praça e a sua divisão em nove “fatias” – uma homenagem ao Governo dos Nove que administrou Siena entre 1287 e 1355 – são ainda mais evidentes.

Nos dias da corrida do Palio a Piazza del Campo é o palco de cavalos e cavalheiros, mas no resto do ano o lugar volta a ser ocupado por turistas que adoram tomar sol da praça.

Não perca tempo em filas! Reserve antecipadamente os seus ingressos para as principais atrações de Siena com a empresa Get your Guide, parceira do nosso site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *