Booking.com
Rioni de Roma

Passeio pelo pitoresco bairro Monti em Roma

O pitoresco Bairro Monti é amor à primeira vista. Apesar de situar-se em pleno centro histórico, entre as movimentadas Via Cavour e Via Nazionale, o Bairro Monti ainda não foi corrompido pelo grande fluxo turístico da capital e mantém inalterada a sua autenticidade.

rione-monti-roma-itália

Pessoalmente, considero Monti a Saint–Germain-des-Prés dos romanos porque conserva a atmosfera de bairro, com suas praças e igrejas, com um lado alternativo, radical chic.

Ali você encontra desde locais tradicionais como mercearias daquelas que empilham de tudo, misturando sabão em pó a pacotes de macarrão – até livrarias alternativas e restaurantes de comida 100% orgânica.

lojas-rione-monti

Para quem não sabe, no passado essa área era chamada de suburra (subúrbio) e além de ser considerada periférica possuia péssima reputação.

piazza-rione-monti

O centro do Bairro Monti é Piazza della Madonna dei Monti, entre Via dei Serpenti e Via dei Zingari, e cujo nome deriva da igreja homônima situada na praça. Muitos historiadores acreditam que esse lugar de culto possui origens muito antigas, talvez anterior ao século IX.

bairro-monti-roma

Ali também encontra-se uma graciosa fonte encomendada em 1588 pelo Papa Sisto V a Giacomo della Porta e se você observá-la com atenção notará o brasão papal e aquele do povo romano. Na mesma praça também existe um outro lugar de culto de ritual bizantino, a Chiesa dei Santi Sergio e Bacco, frequentada por ucrainos residentes em Roma.

passeio-rione-monti

Vale a pena dar uma espiada em seu interior porque ela foi dedicada a dois oficiais do exército romano que operavam no Oriente e foram denunciados e perseguidos, durante o império de Diocleciano, porque cristãos.  Todas as ruas em seus arredores são extremamente agradáveis e, para conhecer a verdadeira alma do bairro, o ideal é percorre-lo a pé, sem pressa e sem medo de se perder. Melhor ainda se sentar-se em uma de suas cafeterias e assistir a vida passar!

Outros programas para fazer no bairro Monti:

Mercado Monti: compras descoladas em Roma

Degustando vinhos em Monti, um adorável bairro romano

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *