peperoncino italiano, Calábria
Saborear

Peperoncino italiano, o smart food da Calábria que conquistou o mundo

Esse é um ano especial. Para quem ainda não sabe, 2018 foi proclamado o “Anno nazionale del cibo italiano”, uma iniciativa que pretende divulgar o vasto patrimônio enogastronômico italiano.

Peperoncino italiano

A ideia é divulgar os elementos fundamentais da dieta mediterrânea, as paisagens, tradições e territórios valorizados pela Unesco. O cenário de Langhe Roero e Monferrato, Parma e a pizza napolitana são só alguns deles.

Peperoncino italiano

Um dos ingredientes típicos da gastronomia italiana é o peperoncino, a pimenta vermelha usada em vários pratos, principalmente aqueles da Calábria, a região rica de praias paradisíacas.

Peperoncino italiano

As raízes culinárias dessa região do sul do país são antigas e ligadas à tradição camponesa, ao amor por uma terra capaz de gerar produtos de sabores fortes e decididos. Não por acaso, a cozinha calabresa é considerada uma das mais picantes da Itália e indicada para paladares robustos.

Peperoncino italiano

O vasto uso do peperoncino na gastronomia da Calábria tem uma explicação. Na verdade, esse tempero era usado como “conservante” na preparação de alimentos embutidos. No passado, principalmente nas áreas montanhosas, não era raro enfrentar períodos de carestia.

Peperoncino italiano

O peperoncino é usado fresco ou seco. Uma das especialidades mais famosas da Calábria é a ‘nduja, um salame de consistência mole, ideal para ser esparramado sobre uma fatia de pão, que contém bastante peperoncino.

Peperoncino italiano

Na província de Cosenza, também é comum encontrar o peperoncino recheado. Nesse caso, se usa a espécie de forma redonda. Eles são colhidos logo pela manhã e quando ainda são verdes porque assim a sua polpa é mais consistente.

Peperoncino italiano

Como outras pimentas, o peperoncino é rico em capsaicina, a substância que confere a sua ardência e que, segundo diversos estudos, graças as suas propriedades vasodilatadoras, antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas garante benefícios ao organismo.

Peperoncino italiano

Cada variedade de pimenta é classificada segundo a sua ardência, de acordo com os parâmetros da chamada Escala de Scoville. Os índices podem oscilar de 100 (como os pimentões) até 2 milhões, valor atribuído ao Carolina Reaper, uma das pimentas mais picantes do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, as pimentas vermelhas nem sempre são as mais picantes.

Peperoncino italiano

Nessa escala, o peperoncino calabrês não é dos mais picantes, com cerca de 30 mil Scoville (SHU), e a sua ardência moderada permite que o ingrediente seja largamente utilizado na cozinha. Alguns exemplos? O clássico aglio, olio e peperoncino, o prato que a gente prepara na última hora, quando não tem nada na geladeira, ou o Spaghetti all’arrabbiata.

O peperoncino italiano também não é uma exclusividade de pratos salgados. Nos supermercados italianos você pode encontrar chocolates com peperoncino ou os frascos de peperoncino seco para levar para casa. No gueto judaico de Roma também fica uma loja que só vende produtos a base de peperoncino. Ela se chama Peperita (Via della Reginella, 30).

EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *