Booking.com
tiramisu
Saborear

Onde comer o melhor tiramisù de Roma

Quem sabe qual é uma das sobremesas italianas mais conhecidas e imitadas no mundo todo?

Sim, a resposta é o famoso “tiramisù”, um nome derivado da expressão “tirare su” (ou seja, que te faz levantar) porque trata-se de um doce delicioso, mas extremamente calórica: cerca de 411 calorias para uma porção de cerca 100 gramas.

Segundo os especialistas em gastronomia, existem diversas teorias sobre a sua origem e uma delas afirma que a sobremesa foi preparada, pela primeira vez, como o nome de “Zuppa del Duca”, em um banquete em homenagem a Cosimo III, da nobre Família Médici.

No entanto, essa especialidade deu o que falar recentemente.

Isso porque Beccheria, o restaurante fundado em 1939, na cidade de Treviso, e que reivindica a suposta paternidade do tiramisù, acaba de fechar as portas.

Digo “suposta” porque outros dois locais – o hotel Roma, na província de Udine, e o restaurante Il Vetturino, na província de Gorizia – também consideram-se pais legítimos do doce.

A sobremesa também foi motivo de discussões entre os governadores das regiões italianas Veneto e Piemonte.

O primeiro queria exigir um certificado que garantisse que a proveniência do doce é vêneta, assim como a pizza é considerada um produto autenticamente napolitano.

Roberto Cota, governador da segunda região, retrucou afirmando que isso era impossível porque os “savoiardi”, os típicos biscoitos empregados na receita do tiramisù, são originários do Piemonte.

comer tiramisu em Roma: Pompi

Como outras famosas especialidades italianas, o tiramisù requer poucos ingredientes: açúcar, cacao amargo em pó da melhor qualidade, café, biscoitos tipo “savoiardi”, ovos fresquissimos, rum ou brandy e, enfim, o seu grande protagonista: o mascarpone.

Trata-de de um queijo cremoso e ligeiramente ácido, sem soro, originário da região Lombardia, no norte da Itália. A palavra “mascarpone” deriva do termo mascherpa ou mascarpia, que indica a ricota ou o creme de leite.

Trata-se de um produto que estraga rapidamente e por isso precisa ser consumido quando é muito fresco. É por esse mesmo motivo que os italianos consomem esse doce com mais frequência no inverno. Confeiteiros do mundo inteiro possuem suas próprias versões do tiramisù. Em algumas adaptações, o biscoito de tipo inglês é substituído com camadas de pão-de-ló.

Em outras, em vez de embebidos no café as bolachas são molhadas em outro licor e acompanhadas por frutas frescas e há também quem acrescente chantilly ao mascarpone, dobrando as suas calorias.

Em qualquer lugar do mundo é fácil encontrar o tiramisù no cardápio das sobremesas, mas se estiver de passagem por Roma e quiser prová-lo em uma das docerias mais famosas na preparação dessa especialidade, a nossa sugestão é que você conheça Pompi, reduto dos gulosos italianos e estrangeiros.

São mais de cinco décadas que eles preparam o tiramisù em sua versão clássica e em outras propostas originais a base de morangos, pistache, banana e chocolate, avelã e, em edição limitada, piña colada. Eles possuem mais de uma doceria em Roma e aquelas de melhor acesso estão situadas na Via della Croce, 82 (zona centro histórico) e na Via Albalonga 7b (linha A do metro, parada Re di Roma).

E você, já provou um autêntico tiramisù italiano?

This article has 2 comments

  1. Denise Ribeiro Godinho

    Anelise ,estou adorando seu blog ,dicas anotadas ,irei em maio ,babei nesse tiramisu…..será que tem na versão sem glúten? tenho intolerância ao glúten, será que conseguirei me virar em Roma ?Obrigado.
    Parabéns pelo blog

  2. Anelise Sanchez

    Olá Denise! Agradecemos os elogios.
    Pelo que li, a Pompi também oferece uma versão do tiramisù sem glúten. Assim você também poderá provar essa delícia sem culpa.
    Existem vários locais na capital que oferecem pratos para quem sofre de intolerância, assim como vc. Já que esse é um assunto que interessa aos leitores, vamos preparar um post com algumas dicas, ok? Fique de olho no blog para conferir!
    Abs e curta muito a viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *