Booking.com
MonumentosVer

Ponte Sant´Angelo e a beleza dos anjos de Bernini

Conhecer as pontes de Roma que atravessam o Tibre é sempre um prazer.

Melhor ainda se durante o passeio você for circundado por esculturas projetadas por Gian Lorenzo Bernini e, à sua frente, o protagonista do panorama for o Castelo de Sant´Angelo.

Estamos falando do Ponte Sant´Angelo (em italiano a palavra ponte é masculina), também conhecido como Ponte Elio porque construído graças a ordens do imperador Publio Elio Adriano, por volta dos anos 133 e 134 d.C.

A intenção de Adriano era criar uma via de acesso entre o lado esquerdo do Tibre e o monumento que originariamente era o seu mausoléu, hoje o Museo Nazionale di Castel Sant´Angelo.

Com o passar dos séculos, o castelo foi transformado em fortaleza, prisão, em refúgio para os papas e, enfim, museu.

A ponte foi extremamente importante durante o período medieval porque era a única passagem que podia ser percorrida pelos peregrinos que visitavam a antiga basílica erguida sobre o túmulo do apóstolo Pedro.

A fisionomia atual dessa ponte começou a ser delineada a partir de 1533, quando o Papa Clemente VII, descendente da poderosa família de´Medici, ordenou que ali fossem colocadas duas estátuas que representassem São Paulo e São Pedro.

anjos-de-bernini

Mais de um século mais parte, outro pontífice, dessa vez Clemente IX, encarregou Gian Lorenzo Bernini de reformar a ponte.

No projeto do artista, os parapeitos foram substituídos por balaustres de pedra e grades de ferro batido que permitem uma ampla visão das margens do Rio.

Além dessas mudanças, Bernini acrescentou à ponte dez estátuas de anjos com os símbolos da Paixão de Cristo.

Duas delas, esculpidas diretamente pelo artista, foram consideradas tão belas que mereciam ser protegidas, em um lugar fechado. Atualmente, ambas encontram-se na igreja de Sant´Andrea delle Fratte, nos arredores da Piazza di Spagna.

cadeados-pontes-de-roma

Observe a beleza dos anjos colocados na ponte e, na base das estátuas, frases inspiradas em antigas escrituras sagradas.

Atualmente, a ponte é sempre ocupada por artistas de rua e também tornou-se um dos lugares preferidos pelos casais que, burlando as autoridades locais, colocam cadeados com seus nomes em suas grades de ferro para selar a sua união.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60