pontes de roma
MonumentosVer

Seis pontes imperdíveis em Roma

Ponte Rotto

Ponte rotto, ou “ponte quebrada”, como é popularmente chamada a antiga “pons Aemilius”, foi erguida por volta de 241 a.C, simultaneamente à inauguração da “Via Aurelia”, uma das estradas consulares de Roma.

ponte rotto em roma, Itália

Fotos: A. Santucci

Em 1557, a ponte caiu por causa de uma violenta enchente, mas Gregorio XII Boncompagni decidiu reconstrui-la para o ano santo de 1575.

Ainda hoje é uma atração turística.

Ponte Sant’Angelo

Inicialmente chamada de “Ponte Elio”, nome derivado do imperador Publio Elio Adriano, foi erguida entre 130 e 135 d.C como via de acesso para o “Mausoleo di Adriano”.

A partir de 1668, graças a Clemente IX, a ponte foi restaurada por Gian Lorenzo Bernini e dez estátutas de anjos com os símbolos da Paixão de Cristo foram acrescentadas à ela.

ponte sant´angelo, roma

Uma curiosidade: duas delas, uma com a coroa de espinhos e outra com uma pergaminha foram consideradas belas demais para ficar expostas. Assim, foram substuídas por cópias enquanto as originais foram doadas para a igreja de S. Andrea delle Fratte.

Ponte Sisto 

Ponte sobre o rio Tibre, concluída em 1479 e construída sobre uma antiga ponte romana.

ponte sito, roma

Quem não curte um panorama assim?

Ponte Flaminio 

A obra da Ponte Flaminio foi iniciada em 1939, mas teve que ser adiada por causa dos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

atrações-de-roma

De clara inspiração fascista, foi terminada na década de 50 e estende-se por 292 metros. Do alto dela é possível avistar Ponte Milvio e o estádio de futebol de Roma.

Se tiver interesse em saber mais sobre esta área de Roma, leia o post:

Até pouco tempo, os romanos costumavam pendurar cadeados com declarações de amor nela, mas a prefeitura proibiu esse costume.

Ponte Inglese

Pelo sentido de circulação dessa estrutura (contrário em relação aquele italiano), essa ponte de ferro é chamada “ponte inglesa” e liga o Lungotevere Aventino ao Rione Ripa, no bairro de Trastevere. Também é conhecida como Ponte Palatino e foi erguida por volta de 1886.

ponte-em-roma

Ponte della Musica

Ponte moderna, somente para passagem de pedestres, construída a partir de 2008. Serve de ligação entre a área do Foro Italico com o Estádio Olímpico de Roma e edifícios como o museu Maxxi (que vale a pena ser visitado), e o Auditorium Parco della Musica.

ponte della musica, roma

Possui mais de 200 metros de comprimento e foi projetada pelo arquiteto Kit Powell Williams.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Evite filas e reserve aqui o seu ingresso antecipado para visitar as principais atrações de Roma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *