Booking.com
Manarola, Cinque Terre, Itália
Ver

O poético presépio de Manarola, Cinque Terre

Durante o verão, cada centímetro de Manarola, Cinque Terre, é disputado diariamente por centenas de turistas. Cidadãos do mundo que vão e vem. Turistas que acotovelam-se para debruçar-se ao sol contemplando uma paisagem única.

Manarola, Cinque Terre, Itália

O roteiro é idêntico todos os anos. A cena só muda com a chegada dos outonos chuvosos e dos invernos rígidos. É nesse período que esse trecho de costa rochosa da região Ligúria requer mais atenção. O perigo de deslizamentos e enchentes é constante. O vento afiado desafia o equilíbrio das videiras. Percorrer uma trilha significa enfrentar o frio e a lama.

Manarola, Cinque Terre, Itália

O vilarejo é frágil como um recém-nascido. Deve ser tutelado, protegido, amparado por uma coberta metafórica que é aquela realizada pelos moradores de Manarola. É com esse espírito que há mais de cinco décadas 8 de dezembro é um dia especial para aqueles que possuem um vínculo indissolúvel com Manarola. Nesse feriado italiano festeja-se a Immacolata Concezione, a concepção da Virgem Maria.

Manarola, Cinque Terre, Itália

Todos os anos, no dia 8 de dezembro Manarola inaugura a iluminação de um dos maiores e mais cenográficos presépios do mundo. No blog você pode saber mais sobre o primeiro presépio do mundo idealizado por São Francisco de Assis, em Greccio. A ideia é de Mario Andreoli, um senhor que com quase noventa anos de idade não renuncia ao prazer de presentear o mundo com um espetáculo único. Suas rugas são profundas, mas suas mãos ainda são capazes de ligar o interruptor que ilumina a chamada Collina delle Tre Croci (Colina das Três Cruzes).

Manarola, Cinque Terre, Itália

Os cerca de 4 mil metros quadrados de terraços cobertos por videiras que circundam o vilarejo de Manarola transformam-se em cenário para trezentos personagens da Natividade em tamanho natural. Todas elas são realizadas com materiais reciclados ou recuperados e iluminadas por um total de 15 mil lâmpadas. A colina íngreme só pode ser percorrida a pé por um trajeto repleto de degraus escorradios e irregulares. Durante a sua juventude, Mario Andreoli os percorria incessantemente, para cima e para baixo, para verificar de longe, da igreja de San Lorenzo, o efeito do presépio iluminado.

Manarola, Cinque Terre, Itália

Hoje suas pernas não têm a mesma velocidade, mas se Mario observa que a iluminação de um dos personagens não é perfeita nada o detém. Sem pensar duas vezes, lá vai ele procurar a causa do defeito. Com vários quilômetros de fios espalhados pela colina, Mario está sempre ocupado entre camelos, reis magos e a estrela cometa. Até que a noite chega e a escuridão é amenizada pelo espetáculo de luzes e cores sobre uma das colinas mais belas da Ligúria.

Manarola, Cinque Terre, Itália

Mario conta com a colaboração de outros moradores voluntários de Manarola e todos os anos o evento de inauguração do presépio merece atenção especial, com direito a discurso, acompanhamento musical e procissão de velas. O presépio ficará exposto até a data da Candelora, no dia 2 de fevereiro.

Você curte esse blog? Então saiba que pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos de Roma ou o passe de atrações e transportes Roma Pass, adquirindo ingressos para shows e reservando passeios guiados com a Get your Guide nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *