Booking.com
tiramisù
SaborearVinhos e receitas

Tiramisù easy chic em 20 minutos

O lema desse blog é Itália em todos os sentidos e um dos objetivos do Post-Italy.com é selecionar histórias que mereçam ser contadas. Não há como separar a Itália de sua cultura enogastronômica e entender o que torna assim tão especial as suas excelências agroalimentares significa conhecer melhor a identidade e as tradições de cada território desse país.

receita de tiramisù fácil

O tiramisù é a sobremesa italiana mais popular no mundo todo, mas nem todos sabem que se trata de um doce relativamente recente no cardápio italiano. Como toda instituição gastronômica que se preze, o tiramisù também não está imune a lutas pela sua paternidade.

receita de tiramisù fácil

Há quem atribua as origens desse doce a personalidades famosas. Alguns sustentam que ele foi criado a partir da zuppa del duca dedicada a Cosimo III de´Medici, sobremesa que na verdade não continha nem mascarpone nem bolachas champagne e mais parecia uma sopa inglesa.  Outros afirmam que o doce nasceu em Turim para revigorar o conde de Cavour, empenhado na unificação do Reino da Itália.

tiramisù italiano

A hipótese mais provável, no entanto, é que o tiramisù tenha nascido em Treviso e que se trate de uma evolução do chamado “sbatudin”, doce muito energético a base de gemas de ovos batidas com açúcar usado na região Vêneto. Na década de 60, um ator chamado Giuseppe Maffioli publicou um livro explicando o hábito local de consumir o zabaione com chantilly e biscoitos.

receita do tiramisù

A partir de então, os melhores confeiteiros de Treviso começaram a pensar em criar uma nova sobremesa unindo essa tradição ao “sbatudin”O primeiro tiramisù foi servido no restaurante Alle Beccherie, em Treviso, e em pouco tempo conquistou os paladares do mundo todo.

sobremesas italianas: tiramisù

Hoje, o doce possui inúmeras versões e cada um tem a sua própria receita de tiramisù. Muita gente pensa que esse é um doce elaborado e difícil de ser preparado, mas eu acho que se trata de um doce easy chic. Vou mostrar como você pode realizá-lo em sua casa de maneira simples, em cerca de 20 minutos, e seguindo poucos passos.

receita de tiramisù fácil

Antes de mais nada, é importante lembrar que como a receita utiliza ovos crus você precisa certificar-se que eles sejam fresquíssimos e, de preferência, orgânicos. A lista de ingredientes (no box abaixo) é curta e a única dificuldade seja encontrar o mascarpone, disponível em lojas de importados ou supermercados com maior variedade de produtos internacionais.

receita de tiramisù fácil

Comece preparando o café, de preferência forte, e espere que ele esfrie. Para acentuar ainda mais o seu sabor, eu costumo acrescentar 2 colheres de licor de café a essa preparação, mas isso é facultativo. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal e reserve.

receita de tiramisù fácil

Em seguida, bata as gemas com o açúcar e o rum até obter uma consistência clara e bem cremosa. Tenha paciência porque essa é uma das fases mais delicadas na preparação dessa sobremesa.

receita de tiramisù fácil

O passo seguinte é adicionar o mascarpone à mistura de gemas e açúcar e continuar usando a batedeira até que o resultado seja um creme liso e clarinho. Agora chegou a hora de acrescentar as claras em neve a esse composto. O importante é fazer essa operação manualmente e não com a batedeira!

receitas italianas

Coloque uma camada desse creme em um refratário retangular e despeje o café em uma vasilha. Adoce com as duas colheres de açúcar e se quiser adicione o licor de café.

receita de tiramisù fácil

Molhe delicadamente (e uma por vez) as bolachas champagne no café com o licor e comece colocando os biscoitos no refratário. Assim que completar uma camada, cubra-a com o creme de mascarpone e faça o mesmo procedimento até obter uma segunda camada e assim por diante.

receita de tiramisù fácil

Cubra a última camada com o creme de mascarpone e, com o auxílio de uma peneira, polvilhe cacau amargo sobre essa superfície. Para um efeito mais cenográfico, acrescente lascas de chocolate ou grãos de café para decorar o tiramisù. Cubra a sobremesa com filme transparente e coloque-a na geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir. Buon appetito!

tiramisù

Ingredientes: 6 ovos médios, 120 gramas de açúcar mais duas outras colheres de açúcar para adoçar o café, 500 gramas de mascarpone, 400 gramas de bolacha champagne, 2 xícaras de café bem forte, 2 colheres de licor de café, 2 colheres de rum. Cacau amargo, grãos de café ou lascas de chocolate para decorar

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! 

Booking.com

This article has 1 comment

  1. Alfredo

    Molto buono, posso testimoniare!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *