Booking.com
adega
SaborearVinhos e receitas

Degustando vinhos em Monti, um adorável bairro romano

Roma é uma daquelas cidades que reservam agradáveis surpresas e o Rione Monti – o primeiro distrito da capital – é uma delas.

De uma certa maneira, Monti é um outsider. Não faz parte dos clássicos percursos turísticos, apesar de situar-se no centro histórico, pertinho do Coliseu, entre as super frequentadas Via Cavour e Via Nazionale.

Na antiga Roma, a área que hoje é conhecida como Monti era um bairro com alta densidade habitacional e com péssima fama. Palco de crimes e imoralidade, a zona era chamada de “suburra”.

cantina-vinhos-roma

Hoje, Monti é um bairro autenticamente romano que mescla perfeitamente duas almas: aquela tradicional, composta por mercearias, igrejas, praças, roupas no varal e avós que buscam os netos na escola, com aquela de lojas descoladas e novos espaços alternativos.

Nesse cenário, exatamente na Via dei Selci, fica a Vino Roma, um elegante espaço dedicado à degustação dos melhores vinhos italianos. Uma opção para quem não tem muito tempo à disposição ou não pode deslocar-se até outras regiões italianas em busca de cantinas.

degustação-vinhos-italianos

Do lado de fora, você não imagina que atrás daquela porta existe uma linda cantina que abriga centenas de etiquetas e que está prestes a realizar uma verdadeira viagem sensorial.

Com a supervisão de um sommelier formado na prestigiosa Associazione Italiana Sommelier (AIS) e da diretora da VinoRoma, Hande Leimer, italianos e estrangeiros do mundo todo podem provar a emoção de participar de uma sessão de degustação.

A mais procurada é aquela chamada “My Italians”, na qual, incialmente, os participantes recebem algumas instruções sobre as regras da degustação e, em seguida, saboreiam seis diferentes vinhos italianos provenientes de diversas regiões do país.

sommelier

Além de aprender mais sobre a cultura enológica italiana, distinguindo aromas e fazendo comparções entre diferentes vinhos, o participante aprende recebe dicas para escolher futuramente os vinhos que mais lhe agradam. A tarifa para a participação no curso de degustação “My Italians” é de 50 euros por pessoa.

vinho-tinto-italiano

Para quem procura algo mais específico, a VinoRoma também promove, às quartas-feiras, sessões de degustação com temas como “espumantes”, “Nebbiolo”, “vinhos jovens e antigos” e “brancos”, entre outros. No site da Vino Roma você encontra o calendário completo dos encontros com as respectivas datas.

Credits fotos: Vino Roma

Vino Roma: Via in Selci 84/G   Tel.: (+39)328.4874497  email: mail@vinoroma.com

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *