Booking.com
basílica dei santi bonifacio e alessio
OuvirSinos de igrejas e basílicas

A Basilica dei Santi Bonifacio e Alessio

Um dos meus bairros favoritos em Roma é o Aventino, um oásis de paz em meio ao caos de uma metrópole européia.

Com propriedades cujo preço por metro quadrado é um dos mais altos da capital, o Aventino é um lugar incrível para apreciar uma das melhores vistas panorâmicas da cidade eterna.

O monte Aventino é uma das sete colinas de Roma e, de acordo com a mitologia, foi ali que Hércules, herói conhecido pela sua força e coragem, teria assassinado Caco, filho do deus do fogo, Vulcano.

Adoro passear pelo bairro e, apesar de não ser católica, um de meus lugares preferidos em Aventino é a Basilica dei Santi Bonifacio e Alessio, construída entre os séculos III e IV por ordem do Papa Onorio III.

bairro Aventino

Seu ingresso e seus jardins externos com vista para a capital, mas nem sempre abertos, são espetaculares. Essa igreja possui muita história para contar.

Em uma das capelas da igreja encontra-se uma escada embaixo da qual acredita-se que Santo Alessio teria vivido por dezessete anos.

Uma lenda narra que Alessio, nascido em Roma, seria o filho nascido milagrosamente de um casal estéril, mas muito rico: Eufemiano e Agalé.

Depois de anos em meio à ostentação, Alessio teria renunciado ao casamento e fugido para o Oriente (território da atual Turquia), zona no qual viveu como um ascético, graças a esmolas.

Aquilo que recolhia durante o dia, ele distribuia ao pobres durante a noite e, em pouco tempo, conquistou a fama de santo e passou a ser chamado de “Mar-Riscia” (homem de Deus).

bairros de Roma: Aventino

De acordo com a história grega e romana, para fugir da fama, Alessio teria retornado a sua casa paterna, em Roma, mas seu próprio pai não o reconheceu.

Assim, ele teria morado por cerca de 17 anos porão da casa e, antes de morrer, escreveu em uma longa carta na qual contava a sua própria vida.

Segundo a lenda, somente o seu pai foi capaz de abrir mão do santo e ler o documento, surpreendendo-se com a revelação.

Por esse motivo, a basilica abriga uma estátua que representa o santo vestitdo como peregrino, esculpida por Antonio Bergondi, um dos díscipulos de Bernini.

A igreja também conserva um poço que, segundo a crença romana, teria pertencido a casa do pai de Alessio, e um ícone da Assunzione di Maria, do III século, que ele mesmo teria trazido à Roma do Oriente.

Basilica dei Santi Bonifacio e Alessio: Piazza Sant’Alessio, 23. Tel (06) 5743446

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *