Booking.com
santuario del divino amore, roma, Itália
OuvirSinos de igrejas e basílicas

Divino Amore: a tradição da romaria entre sacro e profano

Em Roma os símbolos de religiosidade estão por todos os lados. Nas basílicas papais, nas paróquias de bairro, nas inúmeras edicole sacre (altares ou nichos com imagens sacras) presentes em várias cidades ou nas paredes recobertas de dedicatórias conhecidas como per grazia ricevuta.

peregrinação, Itália

Outros lugares que exprimem forte sinais de fé coletiva e individual são os santuários. Meta de peregrinações, eles são frequentados por italianos e estrangeiros que desejam agradecer pela própria sorte ou fazer um pedido específico.

santuario del divino amore, roma, Itália

Para muitos romanos, o Santuario della Madonna del Divino Amore possui um significado especial. O local é situado na Via Ardeatina, a menos de 15 km do centro da capital, mas ao visitá-lo a sensação é aquela de afastar-se milhas e milhas de Roma, em terras remotas.

santuario del divino amore, roma, Itália

Segunda uma lenda, em 1740 um peregrino que se deslocava até a Basílica de São Pedro se perdeu em meio aos terrenos da zona chamada Castel di Leva. Vendo um castelo sobre uma colina, pensou em pedir informações sobre como chegar até Roma, mas foi atacado por um uma matilha de cães. Observando a imagem que representa a Virgem com o menino Jesus sobre a torre de um castelo da zona, invocou o seu auxílio para fugir do perigo. Os cães afastam-se. O homem sobreviveu e o lugar tornou-se uma meta de peregrinação.

santuario del divino amore, roma, Itália

Atualmente, o Santuario della Madonna del Divino Amore é composto por duas igrejas: uma antiga (de 1745) e outra uma erguida recentemente, em 1999.

Via Ardeatina, Roma

Principalmente durante o período de Páscoa ou nos sábados de verão, muitos peregrinos deslocam-se a pé do Coliseu até o santuário. Os grupos geralmente são escoltados pela polícia municipal e levam tochas nas mãos. No dia 7 de dezembro, um dia antes do feriado da Immacolata Concezione, também acontece uma romaria noturna que percorrer ruas históricas como a Via Appia Antica, passa pelas catacumbas de S. Calisto e à frente do Mausoléu das Forças Ardeatinas até chegarem ao santuário.

peregrinação ao santuário della madonna del Divino Amore, Roma

Em qualquer época do ano, o local é meta de uma clássica “gita fuori porta”, um passeio pelos arredores da cidade que mescla o sacro e o profano. Há quem una a visita ao santuário com um almoço no restaurante ou outros tipos de programa não necessariamente de cunho religioso.

ROMA, ITÁLIA, DIVINO AMORE

Além da igreja, muitos peregrinos dirigem-se às salas com agradecimentos à Madonna del Divino Amore. Paredes inteiras são recobertas por dedicatórias, fotografias de pessoas de todas as idades, objetos que lembram a salvação de um perigo ou bençãos como um nascimento tão esperado. Fragmentos de batalhas pessoais que podemos conhecer ou imaginar só em parte.

peregrinação ao santuário della madonna del Divino Amore, Roma

Um dos objetos mais curiosos é o fone do telegrafista que, graças à Virgem, teria salvado os náufragos que caíram sobre as geleiras do Pólo Norte durante a chamada “Expedição Nobile”. Durante a aventura a bordo de um dirigível, a expedição liderada pelo engenheiro italiano Umberto Nobile provocou a morte de dezessete pessoas.

peregrinos em Roma, Divino Amore

As dedicatórias do telegrafista é só uma das centenas de mensagens presentes no santuário. Juntas, elas representam uma espécie de biblioteca da humanidade. Histórias alegres ou sofridas assim como é a vida.

Informações: Via del Santuario, 10, Roma. Para chegar lá pegue a linha B do metrô até a parada Laurentina. Em seguida, use a linha de ônibus 702 ou 044 na direção Ardeatina-Castel di Leva e descça na parada Santuario Divino Amore.
Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos de Roma ou o passe de atrações e transportes Roma Pass, adquirindo ingressos para shows e reservando passeios guiados com a Get your Guide nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *