Booking.com
Sermoneta, burgo do Lácio
Città d'ArteVer

Sermoneta, um dos burgos mais belos do Lácio

Com as temperaturas agradáveis, aumenta a vontade de aproveitar os finais de semana para deixar de lado o caos de Roma e explorar outras cidades nos arredores da capital. Enfim, fica mais fácil cumprir aquele bate e volta adiado tantas vezes durante o inverno.

Sermoneta, Lácio, Itália

O Lácio possui 378 cidades e, portanto, não faltam oportunidades de descobrir novas atrações. A única dificuldade é escolher um entre os tantos burgos encantadores da região.

Sermoneta, Lácio, Itália

No Lácio existem cinco províncias (Roma, Rieti, Viterbo, Latina e Frosinone) e recentemente estivemos em Sermoneta, que fica na província de Latina. A distância entre a capital e a cidade é de aproximadamente 75 km e esse passeio pode ser combinado com uma ida até o Jardim de Ninfa (Giardino di Ninfa).

Sermoneta, Lácio, Itália

Sermoneta fica ano alto de colinas com uma vista para as planícies pontinas. Como quase todos os burgos italianos, Sermoneta possui um passado glorioso. Provavelmente foi fundada no local do antigo vilarejo romano de Sulmo, local citado na Eneida, poema épico de Virgílio que narra a saga de Enéias. Segundo a lenda, após a queda de Tróia e longas viagens, ele teria fundado uma colônia troiana na península itálica e entrado para a história como o ancestral de todos os romanos.

Sermoneta, Lácio, Itália

O seu nome atual – Sermoneta – apareceu pela primeira vez em documentos de 1116 como Sermoneta degli Annibaldi, família nobre que teria construído a cinta muraria do vilarejo.

Sermoneta, Lácio, Itália

Como outros vilarejos italianos, o território de Sermoneta era ocupado por “signorie” (famílias nobres) e ao redor do importante núcleo residencial dessas famílias nasciam outras atividades típicas dos centros urbanos.

Sermoneta, Lácio, Itália

A história de Sermoneta, assim como aquela de outras cidades do Lácio, como Anagni, também é profundamente ligada às figuras de mais  Papa. Por volta de 1297 foi comprada por Bonifacio VIII, o pontífice membro da poderosa família Caetani.

Sermoneta, Lácio, Itália

Como no roteiro de uma novela repleta de intrigas e rivalidades, em 1499 Sermoneta foi conquistada por Alessandro VI Borgia, um dos Papas protagonistas dos burburinhos e fofocas daquela época. Ele reconheceu a paternidade de vários filhos ilegítimos como Lucrezia e Cesare.

Sermoneta, Lácio, Itália

Os Caetani tinham sido exiliados pelos Borgia, mas com a morte repentina de Alessandro VI Borgia a família voltou a ocupar as terras de Sermoneta. Hoje a cidade é um emaranhado de ruas cobertas de pedras com pitorescas casas, igrejas medievais, bons restaurantes, um encantador jardim de laranjeiras e algumas lojas de artesanato. Uma das mais interessantes é o museu-laboratório chamado “C’era una volta”, dedicado a personagens e cenas de presépio animado.

Sermoneta, Lácio, Itália

Na cidade você também cruzará com ateliês de artistas que podem esculpir para você uma frase ou pensamento que será colocada na chamada Montanha dei Pensieri, uma das montanhas que circundam o burgo. No entanto, a sua principal atração é o Castello Caetani, construído por volta de 1200, reformado, ampliado e atualmente administrado pela Fondazione Caetani.

Sermoneta, Lácio, Itália

O castelo é muito bem conservado e por esse motivos diversos casais escolhem os seus ambientes para um book fotográfico do próprio casamento. No interior do castelo ainda estão intactas a Scuderia, antigo refúgio para os cavalos, e alguns dos móveis medievais do edifício (como uma cama com baldaquino), mas aquilo que mais surpreende os visitantes é o ciclo de afrescos de cenas mitológicas que decoram alguns de seus quartos e realizados por um discípulo do pintor Pinturicchio.

Sermoneta, Lácio, Itália

Em Sermoneta também foram gravadas algumas cenas do filme “Non ci resta che piangere”, con Roberto Benigni e Massimo Troisi. É dos arcos da Loggia dei Mercanti, construída para ser sede da prefeitura e das assembleias populares, que se vê o rosto de Troisi em uma das cenas mais famosas do filme. Para informações e horários de visitas aos castelo, consulte o site da Fondazione Caetani.

Você curte esse site? Gosta de ficar sempre antenado com notícias da Itália? Você pode contribuir com a atualização constante do blog contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Como? Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site, comprando antecipadamente os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagens ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Você contribui com o Post-Italy.com sem pagar a mais por isso e organiza melhor a sua viagem. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60