Termas de Caracalla em Roma
MonumentosVer

Termas de Caracalla em Roma agora em IV dimensão

O fascínio do passado unido à genialidade da tecnologia. A partir de 20 de dezembro, as Termas de Caracalla serão o primeiro sítio arqueológico italiano totalmente visível em 3D. A iniciativa se chama “Caracalla IV dimensione”.

Termas de Caracalla em Roma

Até pouco tempo, visitar as ruínas exigia dos turistas um pouco de imaginação.

Termas de Caracalla em Roma

Com a ajuda de audioguias era possível reconstruir mentalmente os ambientes das termas, entender por quem eram frequentadas, conhecer o ritual em seu interior ou decifar os mosaicos que decoram os seus ambientes.

Termas de Caracalla em Roma

Agora, com o projeto promovido pela Soprintendenza Speciale di Roma e pela CoopCulture, entrar nas Termas de Caracalla será como realizar uma viagem no tempo. Com o auxílio da realidade virtual será possível visualizar, inclusive, como eram os ambientes das termas na data de inauguração, em 216 d.C.

Termas de Caracalla em Roma

A tecnologia é baseada em um visor dotado de um celular e de um software de última geração. Basta comandar um único botão e, com a ajuda de um GPS integrado, o aparelho identifica imediatamente o lugar no qual encontra-se o visitante. Em seguida, reproduz digitalmente o ambiente como era no passado, cobrindo completamente o seu campo visivo.

Termas de Caracalla em Roma

Todas as reproduções são o resultado de estudos históricos e científicos realizados nas últimas três décadas e nos ambientes virtuais foram inseridas estátuas e decorações que no passado foram saqueados para embelezar igrejas, palácios e praças e que hoje fazem parte do acervo de diversos lugares como o Museo Archeologico Nazionale de Nápoles, o Museo Nazionale Romano e a famosa Reggia di Caserta. A poderosa família Farnese também se apropriou de alguns ornamentos para enfeitar as salas do Palazzo Farnese.

Termas de Caracalla em Roma

O percurso sugerido aos visitantes é articulado em dez etapas e seis delas são acompanhadas pela realidade virtual.

Termas de Caracalla em Roma

As Termas de Caracalla foram construídas pelo imperador Sétimo Severo em 206 d.C e concluídas pelo seu filho, Marco Aurelio Antonino Bassiano, mais conhecido como “Caracalla”. O local permaneceu em função até o século VI, quando os aquedutos da cidade foram sabotados.

Termas de Caracalla em Roma

Endereço: Via delle Terme di Caracalla, 52. Ingressos: 8 euros. Guia virtual: 7 euros.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *