Booking.com
Fragrância de hotéisSentir

O vilarejo com menos de 10 habitantes na Toscana

Não espalhe! Considero essa indicação uma preciosidade ou uma verdadeira “chicca”, como diriam os italianos.

Durante os nossos passeios pela Toscana, uma das coisas que mais aprecio é a possibilidade de explorar a região sem planejar cada detalhe do nosso itinerário.

provincia-sarteano-toscana

Geralmente pegamos um mapa e decidimos casualmente qual “burgo” visitar porque, como afirma aquela velha máxima, o importante não é o destino e sim a viagem!

A Toscana nunca decepciona e por mais que se perca ou desvie do percurso que havia estabelecido inicialmente, o resultado da seu roteiro será sempre uma agradável surpresa.

hotéis-toscana-val-d´orcia

Em uma de nossas viagens pela Val D’Orcia, enquanto almoçavamos em uma mercearia daquelas que preparam, na hora, sanduíches com os melhores frios da região (o presunto de cinta senese é imperdível!), conhecemos um casal originário de Florença.

monteverdi-albergo-diffuso

Profundos conhecedores da região, eles nos sugeriram um passeio incrível; conhecer um autêntico burgo toscano de apenas oito habitantes.

Sim, você leu bem, somente oito moradores!

toscana-castiglioncello-del-trinoro

Castiglioncello del Trinoro é geograficamente considerada uma “frazione” ou distrito da cidade de Sarteano, na Val D’Orcia, situada a cerca de 800 metros de altitude.

Para chegar lá, tivemos que percorrer diversos quilômetros de estrada sem asfalto, mas valeu a pena.

Na prática, eu definiria Castiglioncello del Trinoro um lugar paradisíaco que foge da dimensão espaço-temporal. Explico melhor.

hotéis-luxo-na-toscana

Como outros vilarejos italianos vítimas o êxodo da população rural, Castiglioncello del Trinoro corria o risco de entrar para o ranking das cidades fantasmas da Itália.

Para revitalizar o burgo que também possui um importante sítio arqueológico etrusco, a partir de 2006 o advogado ítalo-americano Michael Cioffi, um cultor das artes e, em especial, do Renascimento, começou a comprar e restaurar algumas casas do vilarejo.

burgo-toscano-castiglioncello

A intenção era preservá-las e tutelar o patrimônio cultural de Castiglioncello del Trinoro.

Com grandes investimentos, restaurou a igreja e outros lugares históricos do vilarejo e transformou o burgo em uma espécie de “albergo diffuso di lusso” ou hotel espalhado, ou seja, um inteiro povoado transformado em uma luxuosa estrutura hoteleira chamada Monteverdi.

Cada uma das dez casas de propriedade de Cioffi foi transformada em um quarto de hotel extremamente refinado decorado pela interior designer Ilaria Miani.

burgos-na-toscana

Os hóspedes também podem frequentar aulas de culinária e usufruir de espaços comuns como o restaurante Oreade, um wine-bar e uma piscina com uma vista incrível das colinas da

Val d’Orcia, além de contemplar as obras de uma galeria particular de arte contemporânea.

Todos os anos, o resort também convida personalidades dos setores das artes visuais, gastronomia, literatura, ciências e filosofia para realizar palestras e seminários e interagir com os hóspedes.

Monteverdi Tuscany Luxury Hotel :  Castiglioncello del Trinoro – Sarteano – Província de Siena (SI) Tel. (+39) 057 826 8146

PARA CHEGAR LÁ: A cidade mais próxima é Sarteano que fica na região da Val D’Orcia e situa-se a cerca de 83km de Siena.
NOTA: Esse blog não possui qualquer tipo de vínculo comercial com a empresa citada no texto e não recebeu nenhum tipo de remuneração ou patrocínio pela escrita e publicação deste post.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60