Booking.com
PUGLIA, ITÁLIA
Ver

Trani, entre o céu e o mar da Puglia

Na região da Puglia, no sul da Itália, existe uma cidade onde, aparentemente, a presença humana seria absolutamente dispensável. Trani é como um perfeito cartão postal; uma visão onde cada coisa está em seu devido lugar.

duomo-trani

Já de longe nosso olhar é capturado pela catedral medieval de San Nicola Pellegrino, na Piazza Duomo. Seus tons de branco reluzente contrastam com o azul intenso do mar Adriático.

puglia-trani

Diante de sua imponência, nada mais é urgente e a razão cede espaço ao impulso. A única vontade é sentar-se diante da igreja, sentir uma brisa leve e admitir a própria pequenez.

trani-na-puglia

O burgo marítimo de Trani sempre suscitou o interesse de outras populações. No passado seu porto foi disputado por comerciantes de Pisa, Gênova e Ravello e, assim como outras cidades da região, Trani atingiu o seu apogeu durante o reinado de Frederico II.

puglia-duomo-trani

Ele foi um soberano especial. Além de culto e poliglota (ele falava nove línguas), facilitou a convivência entre diferentes civilizações como aquela grega, árabe, hebraica e latina. Em Nápoles ele fundou uma das primeiras universidades públicas e laicas do Ocidente e apesar de seu domínio sobre vários territórios escolheu a Puglia para viver.

catedral-de-trani

Não há como fugir desse nome. Se você visitar a Puglia ou outras regiões do sul da Itália cruzará com castelos construídos ou reconstruídos por esse personagem.

puglia-sul-itália

Trani não foge à regra e o seu castelo foi erguido pelo imperador entre 1233 e 1249. Apesar de ter sido reconstruído entre os séculos XIV e XV, o lugar ainda é bem preservado e você pode visitar as suas muralhas que chegam até o mar.

. trani

Nos arredores do castelo fica o branquíssimo Duomo de Trani, construído em pedra calcária. Erguida a partir de 1159, a catedral é dedicada a santo milagroso chamado São Nicolau o Pegregino, de origem grega. Seu exterior é um exemplo de arquitetura românico pugliese. Observe a rosácea e a janela em arco que decoram a sua fachada principal e o seu portão de bronze.

puglia-italy

O edifício foi erguido sobre os vestígios de uma igreja mais antiga, provavelmente do VI século, e eles ainda podem ser visitados em uma área da catedral que fica a cerca de 1,60 metros sob o nível do mar. No interior da catedral os destaques são as suas criptas: Santa Maria della Scala, decorada por afrescos, e Cripta di San Nicola Pellegrino, que conserva o corpo do santo.

trani-italy

Depois de conhecer o Duomo, vale a pena caminhar até o porto, observar o vai e vem de barcos e fotografar uma profissão quase em extinção. Os pescadores de Trani ainda exibem orgulhosos o próprio pescado e não é difícil encontrar polvos fresquíssimos pendurados em varais improvisados.

south-of-italy-trani

Em seguida, uma experiência inesquecível é perder-se nos becos e ruelas ao redor do Duomo e apreciar os seus edifícios consumidos pela maresia até chegar ao antigo bairro judaico localizado de Trani. Uma de suas principais atrações é a Sinagoga Scola Nova, no passado também usada como igreja.

italy-puglia-trani

Para finalizar o passeio en Trani, fizemos uma pausa gulosa em uma sorveteria que é um verdadeiro achado: La Scimmietta (O macaquinho) e seus cinquenta sabores de gelato italiano.  Além da recompensa para o paladar nos aguarda uma outra surpresa: o mastro gelataio é um jovem brasileiro que sai do laboratório para nos cumprimentar. Uma coisa similar também me aconteceu em Polignano a Mare. Evidentemente, a Puglia é amada pelos brasileiros! 

gelato-italy-trani

Castello di Trani: Piazza Re Manfredi, 16. Ingressos: 5 euros
Gelateria La Scimmietta: Piazza Plebiscito, 8/9. Trani
Se no Post-Italy.com você encontrou informações úteis, saiba que você pode contribuir com a atualização constante do blog contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagens ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site você contribui com o Post-Italy.com e organiza melhor a sua viagem. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *