Booking.com
trekking na Itália
Ar de montanhaSentir

Trekking na Itália

Itália não é só sinônimo de patrimônio cultural e artístico.

O país é surpreendentemente rico de belezas naturais e uma das metas imperdíveis para quem ama montanhas, lagos, colinas e vida ao aberto é a região do Trentino – Alto Adige, no nordeste da Itália.

paisagem das Dolomitas

Não é preciso ser um fã de esportes de inverno para curtir uma viagem para lá. Se durante o inverno a neve é a protagonista da paisagem, é durante a primavera e o verão que a natureza local esbanja esplendor.

Nesse post vou sugerir um dos inúmeros itinerários que você pode percorrer a pé circundado pela imponência das Dolomitas, que em 2009 foram oficialmente reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.

Dolomitas na Itália

As Dolomitas dividem-se entre cinco províncias italianas (Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone); territórios nos quais as línguas faladas são italiano, alemão e ladino.

Val di Fassa é um lugar incrível para percursos de trekking, nordic walking ou um simples passeio na companhia de crianças.

trilhas nas Dolomitas

O vale é composto por sete cidades (Moena, Soraga, Vigo di Fassa, Pozza di Fassa, Mazzin, Campitello di Fassa e Canazei) e a caminhada que sugiro mesmo para quem não costuma praticar nenhuma atividade esportiva é aquela que une a cidade de Soraga à pequena Tamion, fração de Vigo di Fassa. Tamion fica a apenas 4 km de Vigo di Fassa. a uma altitude de 1548 metros.

viajar com crianças

O passeio percorre (entre ida e volta) 6,0 km de estradinhas a um desnível de somente 342 metros e dura mais ou menos três horas (ida e volta). Pode parecer muito ma garanto que é bem tranquilo!

Na mochila, sugiro que leve água, protetor solar e um lanchinho que a maioria dos hotéis da região prepara se assim for solicitado.

Agritur Weiss

Vou descrever o percurso, mas saiba que todas as estruturas hoteleiras de Val di Fassa oferecem guias, mapas e indicações completas de como explorar cada itinerário.

Você também pode consultar todos os percursos disponíveis na página do Val di Fassa ou fazer o download gratuito da app Val di Fassa Tourist Guide.

Dolomitas, Itália,

Do centro da cidade de Soraga é preciso pegar a Strada del Cioch e seguindo a chamada Strada del Barbida você chagará até a aldeia homônima.

Durante toda a trilha você encontrará placas com a distância percorrida e indicações de como chegar ao seu destino.

Você cruzará com características casas de madeira com suas jardineiras floridas, riachos de água cristalina, fontes, celeiros (tobié, na língua ladina), pequenos santuários e, é claro, a beleza das montanhas da região.

Trekking na Itália

Não é preciso bater nenhum recorde porque o belo dessa trilha é a viagem em si. Fazer pequenas pausas para fotografar ou admirar a paisagem será quase inevitável.

A meta final dessa trilha é o lindo Agritur Weiss, uma estrutura hoteleira que também recebe os turistas que percorrem as trilhas e procuram um lugar para uma pausa gulosa, quem sabe com um apfelstrudel.

Esse agriturismo fica em um lugar privilegiado e possui uma vista incrível das Dolomitas, além de oferecer às crianças da chance de visitar a sua horta e conhecer os seus animais.

Aproveite para relaxar e curtir a atmosfera única do local antes de iniciar o percurso de volta.

Agritur Weiss: Località Tamion (Strada de S.Pozat 11) – Tel: +39 0462 769115

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!

Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *