Booking.com
Veneza, Itália
Informações práticas

Veneza adotará o sistema conta-pessoas para regular fluxo turístico

Recentemente publiquei o post intitulado Veneza: provável número limitado de turistas, um artigo no qual explicava a possibilidade que a prefeitura restringisse o descontrolado fluxo de visitantes que entram na cidade.

O que era uma hipótese agora está mais próximo de se tornar realidade. A administração de Veneza decidiu experimentar um sistema “conta-pessoas” em proximidade de áreas estratégicas como o Ponte della Costituzione, mais conhecido como Ponte di Calatrava, do nome do arquiteto espanhol, na Ponte degli Scalzi, Ponte di Santa Chiara, Ponte del Prefetto, Ponte dei Tre Ponti e outros pontos muito assediados por turistas.

veneza-itália

A medida ainda precisa ser examinada e aprovada pelo governo nacional e pela Unesco, que conferiu a cidade o título de patrimôminio mundial da humanidade em 1987. Segundo o prefeito, Luigi Brugnaro, essa é uma resposta concreta para regulamentar o turismo de massa.

Além do “conta-pessoas”, a prefeitura também promete criar novas áreas reservadas exclusivamente para a alimentação, aumentar o número de policiais em circulação e lançar uma campanha de comunicação para evidenciar os dias de maior movimento turístico. O objetivo é evitar picos de concentração e incentivar os visitantes a explorarem itinerários turísticos alternativos.

Conhecer exatamente o número de pessoas que entra na cidade é importante principalmente por motivos de segurança pública, relembra a assessora da prefeitura”, Paola Mar.

vaporetto-veneza

Provavelmente, será ativado um sistema para reservar antecipadamente uma visita à Veneza através de uma plataforma on-line, com incentivos para a compra de serviços oferecidos pela prefeitura da cidade, em especial aqueles pensados para famílias com crianças.

O projeto pretende conciliar a presença de visitantes com a vida dos moradores de Veneza que sofrem com a lotação e, muitas vezes, a má educação dos turistas. No período de Páscoa de 2016, por exemplo, a cidade registrou em poucos dias a presença de mais de 300 mil pessoas e os seus habitantes protestaram com uma campanha que defendia primeiramente as necessidades e interesses dos residentes. Desde então, os moradores possuem prioridade no uso das linhas de vaporetto.

Estivemos na cidade recentemente e, realmente, visitar Veneza requer paciência e resistência física. Em um feriado a espera na fila para uma das linhas do vaporetto pode superar duas horas. Conversamos com dois motoristas do vaporetto e ambos disseram que apesar do incremento dos serviços de transporte é muito difícil atender a demanda de todos os visitantes.

Se no Post-Italy.com você encontrou informações úteis, saiba que você pode contribuir com a atualização constante do blog contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagens ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site você contribui com o Post-Italy.com e organiza melhor a sua viagem. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60