Booking.com
Praça São Marcos em Veneza
Informações práticas

Veneza proíbe a circulação de grandes navios em seu centro histórico

Essa é a notícia que muita gente esperava. Depois de seis anos de discussões e polêmicas que dividiam a opinião pública – navios e lucros sim, navios e menos turistas não – os grandes navios não poderão mais circular pelo canal da Giudecca, diante da cenográfica Praça de São Marcos, em Veneza.

A decisão foi anunciada por Graziano Delrio, Ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, sublinhando que todos os navios que superam as 55 mil toneladas, inclusive aqueles de cruzeiros, deverão atracar no menos glamuroso porto comercial de Marghera.

O ministro foi incisivo e estipulou um prazo para que o centro histórico de Veneza não sofra mais o impacto ambiental do turismo desenfreado; no máximo três ou quatro anos.

A medida – discutida durante um encontro interministerial com autoridades venezianas – é uma resposta aos contínuos protestos dos moradores da cidade e aos ambientalistas que sustentam os danos provocados pelos transatlânticos ao suscetível ecossistema de Veneza.

Até mesmo os líderes da Unesco ameaçaram incluir Veneza na lista de patrimônios mundiais da humanidade em risco caso as autoridades não adotassem providências urgentes para proibir a circulação de grandes navios na laguna.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *