Booking.com
Vernazza, Cinque Terre
Parques e perfume de naturezaVer

Vernazza, Cinque Terre, e toda a essência da natureza

Por que um pequeno vilarejo composto por um punhado de casas espremidas entre o mar e a montanha e menos de mil habitantes atrai, todos os anos, milhões de turistas?

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Situada do noroeste da Itália, Vernazza é uma das mais amadas e fotografadas aldeias do trecho de costa rochosa conhecido como Cinque Terre, na Ligúria.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Atingida por violentas enchentes e deslizamentos de terra em outubro de 2011, a aldeia soube reagir dignamente à tragédia. Seus moradores arregaçaram as mangas e removeram a lama e os detritos que haviam recoberto suas ruelas. Graças ao trabalho de muitos voluntários, o comércio foi reaberto e a economia local novamente impulsionada.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Para mim, a poesia de Vernazza está na sua essencialidade, na sua aspereza. Ali você é colocado cara a cara com detalhes de uma natureza que, na frenesia cotidiana, passariam despercebidos.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Se você chegar até lá com o trem regional que percorre o trecho Levanto – La Spezia, assim que sair da estação ferroviária será capturado pelas suas pitorescas casas coloridas.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Nos meses de verão a aldeia fica repleta de visitantes, mas mesmo se você é o tipo de pessoa que detesta multidões aceitará a ideia de que tanta beleza merece mesmo ser admirada e compartilhada com o mundo.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Caminhando pela rua principal do centro histórico você chegará até o seu pequeno porto e a graciosa igreja de Santa Margherita d´Antiochia, banhada pelo mar.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Em 1997 a Unesco incluiu a região de Cinque Terre na lista de lista de patrimônios mundiais e justificou a escolha afirmando que ali existe uma interação harmoniosa entre pessoas e natureza.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

A essência de Vernazza é exatamente essa. Respire profundamente e observe os detalhes. As grandes pedras alisadas pelo mar disputadas por turistas que buscam um lugar ao sol. O vai e vem de águas calmas que mudam de tonalidade e balançam barcos pacatos como berços adormecidos.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Para desfrutar de uma vista panorâmica, não perca a oportunidade de percorrer pelo menos uma parte do percurso de trekking do Sentiero Azzurro que une Vernazza a Monterosso al Mare.

O trajeto inteiro é de 3,6 km e geralmente é percorrido em cerca de duas horas. O ingresso para percorrer esse trecho custa 5 euros por pessoa, mas se quiser economizar compre a Cinque Terre Treno MS Card (preço de 16 euros por pessoa, por um dia).

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Confesso que a trilha possui degraus e partes bem escorregadias, por isso um pouco de prudência nunca é demais. O fascínio está mesmo na dificuldade de enfrentar uma natureza selvagem, de caminhar por aqueles que em dialeto genovês são as crêuza de mä, veredas de mar.

Caminhar debaixo do sol forte vai exigir fôlego, mas em compensaçãoo você será premiado por uma vista única e trilhas decoradas por muros a seco, parreiras que desafiam as leis da gravidade, plantas de figo da índia e verá até os monotrilhos utilizados pelos agricultores da região. É do alto que o verde da vegetação se mescla ao azul intenso do mar, criando um cenário encantador.

Vernazza, Cinque Terre, Itália

Se você prefere a comodidade, também é possível chegar até Vernazza de barco. Principalmente nos dias ensolarados, o percurso marítimo é super agradável e, para os mais preguiçosos, não requer nenhuma preparação física. Para finalizar o passeio, prove a focaccia local ou o sorvete da Gelateria Vernazza (Via Roma, 13). Eu preferi como recompensa, depois da caminhada, um mergulho nas águas de Vernazza.

Leia também:

Cinque Terre: onde, como, quando, o quê e por quê?

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

O poético presépio de Manarola, Cinque Terre

Portofino, Ligúria: paraíso se mudou para lá

 

 

This article has 2 comments

  1. Pedro Lopes

    O lugar parece ser maravilhosamente belo. Despertou minha vontade e curiosidade em conhecê-lo. Obrigado por compartilhar conosco tão belo conteúdo e de visual prazeroso

  2. anelise sanchez

    Grazie Pedro! Fico feliz com o elogio! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *