Booking.com
via delle orecchiette em bari
Saborear

Via delle Orecchiette: pasta e portas abertas em Bari

Visitar a pitoresca Via delle Orecchiette (que na verdade se chama Via Arco Basso), em Bari, é muito mais do que cumprir um ritual turístico.

É uma experiência humana, uma viagem sensorial e uma maneira de constatar que o sul do país representa orgulhosamente o que os italianos definem l´arte di arrangiarsi.

Em outras palavras, a capacidade criativa e de inovação em momentos de crise; um fenômeno que podemos comparar ao jeitinho brasileiro.

Bari, sul da Itália, Apulia

Fotos: A. Santucci

Contrariando as estatísticas que posicionam as regiões do sul como aqueles com maior incidência de desemprego feminino, as italianas de Bari proclamaram uma revanche pacífica cujo lema poderia ser o seguinte: se o trabalho não existe, nós mesmas o inventaremos. Tudo isso aproveitando uma tradição antiga e herdada de geração em geração: a arte de preparar a pasta tipo orecchiette.

centro velho de Bari, Itália

Arregaçando as mangas e colocando, literalmente, a mão na massa, as mulheres de Bari Vecchia (a parte mais antiga da capital da Apúlia) tornaram-se o motor da economia local, transformando positivamente a vida de seus próprios núcleos familiares.

via arco basso, bari, puglia, itália

Se a rotina de uma dona de casa começa logo cedo, com os afazeres domésticos e, em seguida, a preparação do almoço, porque não desfrutar do apelo cultural que a culinária italiana exerce sobre turistas do mundo inteiro?

Bari, centro histórico

Foi seguindo esse raciocínio que as moradoras de Via Arco Basso decidiram escancarar as portas de suas casas para italianos e estrangeiros em busca daquela genuinidade que só a Itália tem.

rua do macarrão na Apúlia

No dia em que visitamos Bari, parei em uma cafeteria para pedir informações sobre como chegar até a Via delle Orecchiette, onde as moradoras preparam o típico macarrão pugliese na forma de orelhinha ali mesmo, na rua, em mesas de madeira montadas desde cedo.

Apúlia, sul da Itália, Bari

Entre um papo e outro, a proprietária do local me pede para procurar pela senhora Nunzia, para afirmar que sou uma sua parente de Roma e para insisitir para que ela me faça pagar um preço razoável (5 euros) por um quilo de orecchiette.

Bari Vecchia, Via delle Orecchiette

Chegando na rua a atmosfera é incrível. Portas abertas, mulheres com aventais que viram e reviram os orecchiette para que possam se secar ao sol, aroma de molho que contagia o ar, entrando pelas narinas.

A rua é quase um prolongamento das casas e a sensação é aquela de entrar em um grande condomínio.

bari, Puglia

Os turistas são convidados a entrar nas casas das moradoras, disputando um espaço entre o fogão, a mesa e a televisão ligada.

As mais idosas trabalham com maestria e velocidade a massa ou refogam o molho enquanto as mais jovens encarregam-se de pesar a quantia de massa pedida pelo freguês.

itália-puglia

A maioria dos turistas compra os orecchiette como lembrança, mas para um verdadeiro mergulho cultural na vida dos moradores da Bari Vecchia é possível almoçar ali mesmo, com o macarrão e outros pratos preparados pelas moradoras.

Na Via Arco Basso o tempo parece ter parado para apreciar alguns dos melhores prazeres da vida: a comida e socialização.

Quem tiver interesse em conhecer mais essa tradição não pode deixar de assistir esse belo curta-metragem de Ardalan Nabavinejad, com legendas em inglês porque a maioria das moradoras fala em dialeto, às vezes incompreensível até para os italianos.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e, em troca, eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com o site, encontrando aqui conteúdo sempre novo, e eu agradeço!



Booking.com

Está pensando em organizar uma viagem para a Apúlia, no sul da Itália? Não perca a oportunidade de consultar aqui possibilidades de passeios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *