Booking.com
Porto Venere, a sexta terre da Ligúria
SentirVer

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Ligúria. Uma palavra, inúmeros significados. Passei dias refletindo sobre como transmitir aos leitores do Post-Italy.com a atmosfera dessa região italiana. Apesar de todos os progressos tecnológicos, a tela do computador ou do seu smartphone ainda não são capazes de transmitir cheiros, consistências, ou de decifrar sentimentos.

Porto Venere, Ligúria, Itália

Observando um qualquer panorama lígure, redescobri o que sempre soube. Existem cidades que possuem uma linguagem própria. Espremidos entre imponentes montanhas e a imensidão do mar, os burgos da Ligúria são como a alquimia da escritura. Assim como cada palavra deve ser lapidada e encaixar-se perfeitamente entre um verbete e outro, cada casa colorida, igreja, colina ou vinhedo das curvas sinuosas dos vilarejos lígures estão onde deveriam estar.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Se o jornalista é o artesão da palavra, para mim os habitantes dessa terra são os autores da poética paisagística. Pessoalmente, viajar pela Ligúria foi a realização de um sonho e esse é o primeiro de uma série de artigos sobre a região.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Porto Venere é uma meta menos frequentada que as Cinque Terre. Apesar de ser conhecida como a sexta terre, esse vilarejo batizado com o nome da deusa do amor, Vênus, é um dos mais românticos que visitei.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Da cidade de La Spezia, na área do porto turístico fica o quiosque sede do Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre- Golfo dei Poeti. Ali você pode comprar a passagem para visitar Porto Venere de barco, em uma travessia que dura cerca de meia hora. O preço é de 10 euros para adultos e de 6 euros para crianças de até 11 anos de idade.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

O mar é muito calmo nesse trecho e mesmo quem sofre com o movimento do barco (como eu) não terá problemas para chegar até lá são e salvo. A cidade também pode ser visitada de carro, mas vai por mim: o visual que você encontra quando chega de barco até Porto Venere é tão deslumbrante que vale a pena investir 10 euros nesse passeio.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Conforme o barco vai se aproximando do pequeno porto, a primeira coisa que notamos é um castelo no alto de um penhasco e um emaranhado de casas coloridas. Nós passamos um dia interior no vilarejo, mas de lá também é possível fazer passeios de barco para três ilhotas: Palmaria, Tino e Tinetto ou para as Cinque Terre.

Porto Venere, Itália

Antes de explorar as ruas estreitas de Porto Venere, sugiro que vá até o castelo, construído no século XVI, e à igreja de San Pietro. Você a reconhecerá facilmente pelos seus tons de preto e branco. Ao lado da igreja fica um mirante do qual você terá uma vista incrível do mar. O cenário é mágico e quando estivemos lá a emoção foi ainda maior porque encontramos um músico que tocava harpa. Todos os turistas faziam silêncio para contemplar a beleza da paisagem ao som de músicas como Greensleeves.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Passeando entre seus becos estreitos encontramos cenas de vida cotidiana, como roupas estendidas no varal, famílias que almoçam em suas casas com as portas abertas e gatos que repousam preguiçosos à luz do sol. Caminhe sem pressa e não deixe de visitar o pitoresco Santuario della Madonna Bianca. Antigamente, esse lugar de culto originário do século XII era conhecido como Chiesa di San Lorenzo. Assim que chegar no santuário, não deixe de observar a escultura em cima de sua porta. Trata-se da representação do martírio de San Lorenzo, queimado vivo.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Entre as ruas do vilarejo, a minha preferida é a Via Capellini, repleta de cores e perfumes. Se passar por lá, não deixe de provar o autêntico pesto Genovese na Bajeicó, La Bottega del Pesto. O produto da loja é preparado segundo a tradição, usando majericão fresco, alho, azeite, pinoli, parmesão, pecorino e um socador. O sabor é inconfundível e a loja possui um balcão para degustá-lo na hora.

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

No final do dia, aproveite para tomar sol sob as grandes pedras da baía de Porto Venere e, tempo permitindo, aproveitar a chance de nadir em suas águas. Único conselho: chinelos ou calçados impermeáveis que não derrapam podem fazer muita diferença na Ligúria!

É bom saber: Durante o verão, os barcos saem de La Spezia às 9h15, 10h, 11:15, 12:10, 14:05 e 15:20. Voltam de Portovenere para La Spezia às 11h45, 14h50, 16h20, 17h20 e 18h20. Fique sempre de olho nesse site para informações atualizadas sobre os horários.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.

Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60