Booking.com
trens na Itália
Informações práticas

Itália slow da janela de trens históricos

Todo mundo sabe que para viajar pela Itália um dos principais meios de locomoção são os trens. O país possui uma extensa rede ferroviária que atravessa a península de norte a sul. O que muitos turistas ainda não descobriram é que existe uma maneira original para explorar lentamente algumas de suas paisagens mais belas: viajar a bordo de trens históricos.

Trens históricos na Itália

Se não fosse pela sétima arte, muitos de nós nem se lembrariam de como é a fumaça assoprada por trens a vapor ou do som de apitos e pistões. Eles pertencem a uma outra época; um período que a nossa memória – bombardeada por estímulos tecnológicos – esqueceu em algum cantinho. Com os trens históricos italianos você fará não só uma viagem no tempo, mas poderá vivenciar uma experiência única.

Trens históricos na Itália

Embarcar em um deles significa ter a chance de contemplar belezas naturais, cruzar com a fauna local, conhecer estações abandonadas e presentear si mesmo com uma mercadoria rara: o tempo. Nesse post, reúno indicações para viajar em trens históricos mais do que especiais.

Trens históricos na Itália

Treno Natura na Toscana: Um treno a vapor que percorre a ferrovia Asciano – Monte Antico (fechada em 1994), no território conhecido como Val d´Orcia, na Toscana. A viagem dura um dia inteiro e o trem faz diferentes durante o percurso faz diversas paradas. Assim, os passageiros podem descer do trem e conhecer as cidades e áreas limítrofes. Geralmente, as viagens coincidem com eventos locais como mercados e sagras como aquela das trufas brancas ou a festa do azeite. No próximo dia 15 de outubro, por exemplo, o Treno Natura chegará até Abbadia San Salvatore. Em 29 de outubro, a meta será Montalcino e a Sagra del Tordo. Para ficar de olho nos calendários com as datas das viagens e reservar os seus lugares, clique aqui.

Trens históricos na Itália

Ferrovia Vigezzina – Centovalli no norte da Itália: Percorre 52 km da cidade piemontês de Domodossola até Locarno, na Suiça, com o chamado “trenino blu” (trenzinho azul). Quando chega na cidade helvética ele muda de nome (Trenino delle Centovalli) porque atravessa diversos vales. A paisagem que você verá da janela é formada por bosques, montanhas e burgos. Informações aqui.

Trens históricos na Itália

Ferrovia Brescia – Iseo – Edolo: Percorre cerca de 100 km passando pelas paisagens da província de Brescia, o Parco Naturale dell´Adamello,  Lago di Iseo e Val Camonica. Informações aqui.

Napoli- Sorrento com vista da Costiera Amalfitana: Com a Circunvesuviana partem da estação de Nápoles Piazza Garibaldi trens restaurados em 1942 com destino a Sorrento e paradas em lugares fascinantes como Pompeia e Ercolano. O percurso Napoli-Sorrento dura cerca de 1h10, mas quando fizer a sua reserve verifique se o trem faz todas as paradas ou só algumas delas. Nesse último caso, a viagem dura somente 50 minutos. Geralmente, os trens saem da plataforma número 3. O custo das passagens é de 3,60 euros e você pode verificar os horários dos trens aqui.

Trens históricos na Itália

Na Puglia, passando por Alberobello: Uma das linhas ferroviárias com um pitoresco trajeto na região è aquela da empresa ferrovie del Sud-Est que parte de Bari Centro e vai até Martina Franca, passando por Alberobello, a cidade dos trulli. Aqui você pode fazer o download dos horários dos trens. O percurso dura entre 1h20 e 2 horas. Tarifas: 4,90 euros. Detalhes aqui.

Trens históricos na Itália

Aos pés do vulcão Etna, na Sicília: Com a Ferrovia Circumetnea, é possível percorrer o trajeto de 110 km entre Catania (Borgo) e o burgo de Riposto em cerca de 3h30. Informações aqui. Tarifas: 13 euros ida e volta.

Trens históricos na Itália

Na Sardenha: Uma aventura e tanto é viajar com um trem a vapor da iniciativa chamada Trenino Verde. Geralmente, a locomotiva da década de 30 parte de Arbatax e vai até Tortolì. As viagens costumam ser programadas durante o mês de maio. Cada vagão possui 48 lugares e a tarifa é de 10 euros. Para informações e reservas fique de olho nesse site.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagem ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60