Informações práticas

Feriado de 2 de junho na Itália e a festa da República

O feriado de 2 de junho é uma data muito significativa para os italianos porque foi nesse dia, há exatos 75 anos, que o país escolhia entre a monarquia e a república. Se a Itália é uma nação democrática e se a população participa ativamente das decisões políticas é porque – mesmo enfrentando as mazelas da Segunda Guerra Mundial – seus cidadãos optaram por um sistema de governo apoiado por uma base ampla e sólida.

Feriado 2 junho na Itália

Direitos que hoje consideramos fisiológicos – como o voto ou uma constituição que garanta que o poder emana do povo – na verdade são o resultado de um longo percurso na direção de uma democracia inclusiva.

A Itália que conhecemos atualmente é fruto do voto de 89,1% dos italianos que em 1946 participaram do referendum que, com 54% dos votos, elegeu a República como a nova forma de governo da Itália.

Feriado 2 junho na Itália

A participação feminina foi fundamental nessa conquista porque as mulheres eram a maioria dos 28 milhões de cidadãos com direito de voto. No norte do país a república venceu com 66,2% dos votos. No sul, com 53,8% da preferência nacional.

Inicialmente, nasceram muitas dúvidas sobre os resultados e grandes personalidades italianas votaram a favor da monarquia. Luigi Einaudi, que dois anos após o referendum tornou-se presidente da república, havia votado a favor dos monarcas.

Feriado 2 junho na Itália

No dia 5 de junho de 1946 o jornal L´Unità, órgão do partido comunista, foi o primeiro a publicar os resultados do referendum. Para a surpresa da nação, a região com maior número de votos a favor da república foi o Trentino-Alto Adige e não outras regiões com forte incidência de simpatizantes do comunismo. A vitória dos republicanos suscitou perplexidades e muitos duvidaram de sua legitimidade.

Em Nápoles – cidade na qual a maioria dos cidadãos havia optado pela monarquia – aconteceu uma revolta popular que provou a morte de nove pessoas. Dez dias após o voto, o chefe do governo provisório, De Gasperi, anunciou o fim da monarquia. O rei Umberto II parte para o seu exílio em Cascais, Portugal, e todos os bens da monarquia foram confiscados.

Uma das primeiras decisões dos republicanos foi a anistia para os crimes políticos cometidos até julho de 1945 por parte de fascistas e de soldados partigiani, aqueles que lutaram pela libertação da Itália do nazifascismo.

Feriado 2 junho na Itália

Em 28 de junho, a assembleia constituinte elegeu o primeiro presidente da república italiana, Enrico de Nicola, que assumiu o poder a partir de julho de 1946.

Para festejar a data de 2 de junho é tradição organizar uma parada militar, na Via dei Fori Imperiali, em Roma, com representantes de todas as forças armadas. A Itália é um país que repudia a guerra, assim como explicitado em sua Constituição. Por isso, durante esse evento o destaque é para as missões de peacekeeping com as quais a nação colabora. Quem já assistiu ao desfile deve ter notado a presença de voluntários da Cruz Vermelha entre os militares ou a clássica exibição das frecce tricolori da força aérea italiana.

Feriado 2 junho na Itália

Esse ano, no entanto, por causa da emergência provocada pelo coronavírus, a programação será diferente. Sergio Mattarella, 12º presidente da república italiana, colocará uma coroa de folhas de louro diante da sepultura do soldado desconhecido, no Altare della Patria, e a esquadrilha da fumaça voará sob a capital italiana, concluindo um tour que começou no dia 25 de maio e que coloriu o céu com as cores da bandeira tricolor. No dia 1 de junho, foi organizado nos jardins do Quirinale um concerto de música clássica em homenagem às vítimas do Covid-19. 

Ainda ano dia 2 de junho, o presidente visitará Codogno, pequena cidade da região da Lombardia que esteve sob os holofotes da mídia internacional como um dos primeiros epicentros da pandemia na Itália. 

Procurando hospedagem? Reservando um hotel em qualquer lugar do mundo, aqui no Post-Italy.com, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

This article has 2 comments

  1. adelia

    Gostei, mas quando seleciono a lingua, por exemplo, italiana, só algumas coisas são em italiano.

  2. anelise sanchez

    Obrigada Adélia! a traduçao é um serviço oferecido pelo google translate e nem sempre funciona bem mesmo.
    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *