Aquário de Gênova: uma imersão no azul
Visitar o Aquário de Gênova é um daqueles programas que agradam adultos e crianças. Na verdade, muitos pais que torcem o nariz pensando em passar uma manhã ou uma tarde inteira em um lugar fechado acabam divertindo-se mais do que os próprios filhos. Isso porque visitar o maior aquário italiano e um dos mais importantes da Europa é uma experiência emocionante.
Pessoalmente, Gênova sempre me lembra as páginas de um livro de Zélia Gattai que li há anos. Em Città di Roma, nome do navio do qual embarcou a família Gattai rumo ao Brasil, a autora conta que – segundo o seu tio Guerrando – a travessia de Gênova para Santos foi longa e penosa. “… Amontoados e tristes como gado a caminho do matadouro, os imigrantes enjoavam nos porões escuros e quentes, ao lado das caldeiras do navio, um verdadeiro inferno…”
O antigo porto de Gênova é o cenário que o turista encontra ao chegar ao aquário. Essa área representa uma das principais facetas da cidade. Em Gênova nasceu Cristóvão Colombo e a potência mercantilista da capital da Ligúria só foi possível graças ao seu porto.
Na década de 90, essa área foi revitalizada graças à Expo organizada em homenagem aos 500 anos da viagem de Colombo até à América. Nos arredores do porto antigo foram inauguradas várias atrações relevantes assinadas por Renzo Piano, famoso arquiteto italiano.
Além do aquário, é impossível deixar de notar a chamada Biosfera – uma esfera de vidro que hospeda espécies da fauna e da flora tropicais – o Bigo, estrutura de aço que lembra uma aranha que emerge do mar e que possui um elevador panorâmico, ou o enorme galeão Nettuno.
O aquário é uma das atrações mais importantes de Gênova e até hoje recebeu mais de 24.000.000 visitantes. Em uma área de 27 mil metros quadrados, é possível visitar 71 tanques expositivos com mais de 400 espécies animais e 200 espécies vegetais.
As crianças ficam fascinadas contemplando de pertinho peixes excêntricos, tubarões, focas, golfinhos, tartarugas, pinguins e outros animais de diferentes ecossistemas. Se é difícil resistir às acrobacias dos cetáceos, duvido que você não ficará encantado com a sala dedicada às medusas ou águas-vivas. Em diversos tanques você verá medusas de várias dimensões que realizam um balé aquático para os visitantes.
Durante o percurso pelo aquário, as crianças também podem se divertir-se com o uma piscina tátil repleta de raias e com uma área chamada Fishmaking. Utilizando um touch screen, os pequenos podem criar o seu próprio peixe e visualizá-lo em um aquário virtual.
Tudo é bem organizado e para quem pretende almoçar por lá o aquário possui uma cafeteria-restaurante com uma vista incrível do porto de Gênova, um gift shop, uma chapelaria e estacionamento com 164 vagas. Também vale a pena saber que você levará uma média de duas horas e meia para visitar todas as salas do aquário.
O preço do ingresso é de 15 euros para crianças entre 4 e 12 anos de idade e 25 euros para adultos, mas no caso de famílias, você pode obter um ingresso grátis na compra de duas entradas para adultos e duas para crianças.
Para quem viaja pela Itália de trem, é útil saber que, até dezembro, aos sábados e domingos a Trenitalia oferece uma oferta especial para quem pretende visitar o aquário. Com o pacote 2×1, o visitante compra dois ingressos mas só paga uma entrada. Você também pode comprar seus ingressos antecipadamente com a Get your Guide, parceira desse site.