Asciano e a paisagem com colinas e ciprestes cartão postal da Toscana
Se ao pensar na Toscana a sua imaginação é povoada por curvas sinuosas, colinas “penteadas” decoradas por ciprestes, um casarão e um mágico por do sol você não pode deixar de conhecer Asciano. Para a maioria dos brasileiros, talvez esse nome não soe tão familiar. No entanto, provavelmente você já deve ter visto a paisagem local que se tornou uma das mais fotografadas e compartilhadas nas redes sociais: aquela da curva na forma de “S” , repleta de ciprestes, do Agriturismo Baccoleno.
Asciano fica na província de Siena e os arredores da cidade são dominados por aquelas que aqui na Itália chamamos de “Crete Senesi”.
O que são elas? São as argilas que recobrem as colinas e depressões ao sul de Siena, principalmente no Val d’Orcia. Capazes de refletir uma luz que mescla tonalidades de cinza e azul, elas criam um cenário único. Chegam a lembrar a superfície lunar.
O surpreendente é que a paisagem formada pelas Crete Senesi muda com a troca de estações. No verão o dourado se torna o protagonista. Na primavera o verde domina suas colinas. E no outono/inverno o panorama é caracterizado pelo cinza azulado.
Asciano é uma das metas símbolos das Crete Senesi e uma das mais procuradas pelos amantes da fotografia que visitam a Toscana. Em seus arredores fica o Deserto di Accona, que ao contrário do que sugere o nome não é um deserto. Se trata de uma área de reentrâncias provocadas por uma forte erosão das rochas argilosas.
A cidade de Asciano é pequena e você pode percorrê-la em poucas horas.
Seu centro histórico ainda mantém o seu aspecto medieval e concentra atrações como a igreja românica de Sant’Agata, a igreja de San Francesco, o Museo Civico Archeologico e d’Arte Sacra do Palazzo Corboli, com um acervo de artefatos etruscos, arte sacra e pinturas de Ambrogio Lorenzetti e Matteo di Giovanni, além de uma torre medieval, a Torre della Mencia, e do Museo Cassioli, dedicado à pintura senese do século XIX.
No segundo domingo de setembro também acontece na cidade o Palio dei Ciuchi, a corrida que em vez de cavalos, como acontece com o Palio di Siena, é disputada com burros.
Da cidade de Asciano, a maioria dos turistas segue as indicações do GPS para chegar até a entrada do Agriturismo Baccoleno. Um agriturismo é uma propriedade rural que também oferece acomodação a contato com a natureza.
Muito comum na Toscana, o agriturismo costuma ser administrado por famílias que há gerações dedicam-se, por exemplo, à plantação de oliveiras e parreiras, produzindo azeite e vinhos. A maioria também possui um restaurante e oferece aos clientes a chance de degustar pratos locais com ingredientes cultivados em suas terras. Para saber mais sobre tipos de hospedagem, não deixe de ler o post Para ousar. Formas diferentes de se hospedar na Itália
A estrada que você percorrerá para chegar até o Agriturismo Baccoleno já vale a viagem, mas é quando você se depara com uma colina quase sempre ocupada por fotógrafos do mundo todo que você entenderá o porquê a paisagem a sua frente se tornou, literalmente, um cartão postal.
Em teoria, as terras que circundam o agriturismo são propriedade particular. Na prática, quem chega até lá estaciona o carro do lado de fora de um grande portão e caminha até o alto da colina com a vista mais disputada da região.
Para não gerar falsas expectativas, já aviso que se você quiser bater uma foto do melhor ângulo possível terá que esperar a sua vez. Principalmente no final da tarde, há um grande vai e vem de turistas, casais de apaixonados, aspirantes influencers e fotógrafos que, com seus potentes objetivos, aguardam a golden hour para registar a melhor imagem possível.
Cruzamos, inclusive, com um casal que na longa espera pela iluminação ideal havia inclusive montado uma barraca para desenhar a paisagem. Sim, provavelmente violaram a propriedade alheia, mas quem pode frear a inspiração artística?
A tentação de voltar para casa com centenas de fotos é compreensível. O cenário é realmente de tirar o fôlego e a espera pelo por do sol faz parte do jogo. Quem chega até ali não reclama porque sabe que essa parte da Toscana combina perfeitamente com o slow travel. Por razões óbvias, use sapatos confortáveis e leve uma garrafa de água na mochila.
Para explorar o território dominado pelas Crete Senesi o carro é a melhor opção. Para comparar preços e conseguir a melhor tarifa, não deixe de consultar a página do nosso parceiro, a rentcars. Se estiver de carro, também pode aproveitar para visitar outra atração interessante por perto, a Abadia de Monte Oliveto Maggiore.
Se você não gosta de dirigir, outra opção é conhecer esse território a bordo de um trem histórico, a vapor: o chamado Trenonatura. Se trata de uma antiga linha ferroviária que une Asciano a Monte Astico e que não funciona o ano inteiro.
Geralmente, essa linha é ativa no mês de outubro, quando em algumas cidades da região acontecem eventos dedicados, por exemplo, a produtos locais como o azeite ou as castanhas. O trem que parte de Siena chega, por exemplo, a cidades como Montalcino, Abbadia San Salvatore e Trequanda, atravessando a rota panorâmica das Crete Senesi. Para informações atualizadas, datas e horário de partida dos trens, consulte a página da Ferrovia Turistica.
O som do vapor e das rodas rangentes do trem histórico te transportarão para uma outra dimensão. Por um instante você poderá pensar que está sonhando. Para logo depois entender que essa é a potente magia da província de Siena.
Como chegar a Asciano: percorrer rodovia A1 até saída para Rapolano Terme e continuar pela estrada SS715. Seguir indicações até Asciano. Usar o GPS para chegar até o Agriturismo Baccoleno.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Gente conheçam esse lugar ele é lindo!
https://youtu.be/NSF_L1CcsG0