
Boca da Verdade em Roma: a protagonista de A princesa e o plebeu
Nos dias de hoje, antes mesmo de visitar uma cidade é possível ter a sensação de conhecê-la nos mínimos detalhes.
Consultamos guias eletrônicos, fazemos o download de aplicações, assistimos documentários em 3D, exploramos suas ruas com Google Earth.
De uma certa maneira, as palpitações, o deslumbramento e o prazer estético de quem vê um monumento famoso pela primeira vez é atenuado pela superexposição dos turistas à tecnologia.
Esse é um post que segue na contramão das tendências, do glamour, das luzes e da badalação porque a Bocca della Verità (Boca da Verdade) não é uma das atrações mais gettonate (de sucesso) de Roma.
No passado, o monumento era um dos símbolos mais populares da cidade eterna e sinônimo de uma Roma naïf que está desaparecendo.
Quem, nos dias de hoje, ainda teme as consequências de colocar a mão na máscara?
Por isso ainda me encanto quanto revejo A princesa e o plebeu (Roman Holiday).
Como não esboçar um sorriso cúmplice ao assistir a cena na qual Audrey Hepburn assusta-se diante do simulacro e abraça Gregory Peck?
A Boca da Verdade é maior do que você imagina. Tem 1,80 de diâmetro e, provavelmente, era a tampa de mármore de um antigo bueiro.
Outra hipótese é que se trata da tampa de um poço sagrado do antigo templo de Mercúrio: o local no qual os comerciantes romanos juravam ser honestos na própria profissão.
Na verdade, a igreja e o simulacro ficam na zona de Roma que antigamente era chamada de Foro Boario (mercado e bois).
Ela fica em uma das paredes do pórtico da igreja paleocristã de Santa Maria in Cosmedin e alguns estudiosos acreditam que representa uma antiga divindade fluvial, um Tritão com a boca aberta e os olhos arregalados.
Observando bem a sua superfície é possível notar algumas patas de caranguejo.
Santa Maria in Cosmedin foi construída por volta do século VI, onde antes existia um mercado alimentar. A sua torre em estilo românico e o seu pórtico foram realizados bem mais tarde, no século XII. Os seus destaques são o piso realizado com mosaicos, o coro medieval e trono do bispo.
A palavra Cosmedin deriva do grego kosmidion (ornado), atribuído à igreja por sua beleza.
A Boca da Verdade é um monumento do IV século a.C e segundo uma lenda devora a mão dos mentirosos. Quem arrisca?
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!
Evite filas e reserve já ingressos antecipados para os principais monumentos italianos ou passeios em diversas cidades do mundo!