Keunkenhof? Não, o campo de tulipas pegue e pague na Itália
A primavera coincide com a temporada de abertura do Keukenhof, o parque das flores mais famoso da Holanda. Todos os anos, milhares de turistas vão até lá prestigiar e fotografar as inúmeras variedades de tulipas. O lugar continua sendo uma imperdível atração turística, mas se a sua próxima viagem para a Europa incluir a Itália e não a Holanda talvez você também tenha a chance de conhecer um campo repleto das flores símbolo dos Países Baixos.
A cerca de dez quilômetros de Milão, na cidade de Cornaredo, um jovem casal plantou nada menos que 250 mil bulbos de tulipas. Cerca de um hectare de terra foi recoberto com 185 variedades de tulipas. Ele é holandês, se chama Edwin e é formado em Horticultura e Economia Agrária. Ela, Nitsuhe, estudou principalmente Gestão de Recursos Ambientais e juntos apostaram em uma ideia pioneira: criar na Itália o primeiro u-pick filed de flores do país.
Pick o quê? Espera aí que eu explico melhor. Geralmente, quando visitamos parques naturais, nos limitamos a admirar e fotografar suas belezas. No u-pick field de Cornaredo o cliente pode ir mais além. Cada visitante compra um ingresso de cinco euros e ao chegar no campo recebe uma cesta. Passeando por lá, quem quiser poderá colher pessoalmente as tulipas, que serão pagas no final da visita. Cada flor custa 1,50 euros. No local também existem mesas e papel para que os próprios clientes embrulhem as flores que compraram.
O campo permanecerá aberto enquanto o clima permitir. Em matéria de flores, a natureza é quem manda e a beleza do lugar está exatamente em sua efemeridade. Quando não houver mais tulipas para ver o campo fecha e se prepara para um novo período de plantio, esperando a primavera do próximo seguinte. O u-pick- field de Cornaredo fica aberto diariamente, mas nos finais de semana é aconselhável reservar o seu ingresso por 4 euros (mais barato que comprar na hora) no site www.tulipani-italiani.it