Centrale Montemartini: admirar a beleza evitando multidões
Roma é uma das cidades que mais atraem estrangeiros. Em qualquer época do ano, visitar seus principais monumentos nas horas de pico significa disputar a cotoveladas um lugar para jogar sua moedinha na Fontana di Trevi, desviar de numerosos grupos de turistas pelas ruas, muitas vezes enfrentar filas ou perder a paciência com quem insiste em fazer barulho dentro da Capela Sistina.
O patrimônio de Roma não é só dos romanos e é justo que tanta beleza não seja exclusividade de poucos. No entanto, existem dias nos quais gostaríamos de ter a cidade à nossa disposição. Dias nos quais nutrimos a ilusão de poder contemplar em silêncio e sem pressa as maravilhas da cidade eterna: uma missão difícil mas não impossível.
Claro que em uma primeira viagem para Roma você não pode perder a chance de conferir e fotografar suas atrações mais conhecidas, mas a capital italiana também possui muitos outros lugares interessantes menos frequentados pelo turismo de massa.
Um deles é o fascinante Museo della Centrale Montemartini, localizado nos arredores do bairro de Ostiense.
Posso dizer que esse é um museu especial porque sua magnífica coleção de esculturas clássicas gregas e romanas é exposta no interior da primeira antiga central elétrica de Roma, chamada Giovanni Montemartini.
Em 1997, para reorganizar os espaços expositivos de outros museus da capital surgiu a idéia de organizar na antiga central elétrica uma mostra intitulada As máquinas e os deuses (Le macchine e gli dei).
O que inicialmente era temporâneo tornou-se um dos museus mais incríveis da capital. Aquilo que poderia ser considerada uma improvável união entre arqueologia clássica e arqueologia industrial revelou-se uma combinação perfeita.
O branco cândido das estátuas expostas contrasta com a beleza rúvida de antigas máquinas industriais, como geradores, criando um cenário único.
O Museo della Centrale Montemartini reúne peças extraordinárias como esculturas dedicadas à poesia, à música e ao teatro, obras que homenageiam famosos personagens femininos, como Cleópatra, afrescos, preciosos mosaicos do início do I século a.C e estátuas que decoraram o antigo Teatro di Pompeo e da área sacra do Largo Argentina, em Roma, antigamente ocupada por quatro templos.
A visita ao Museo della Centrale Montemartini pode ser um ótimo programa para quem já conhece os principais monumentos da cidade e procura um museu muito original.