
Bairro de Trastevere em Roma: comer em um lugar histórico
Trastevere é um dos bairros mais antigos e pitorescos da capital. Com um bocado de orgulho, os seus moradores se auto-definem “romanos autênticos”, mas nem todo mundo sabe que essa área nem sempre fez parte do “coração” da cidade.
O nome Trastevere deriva do latim Trans Tiberim, expressão que indica “além do Tibre” e foi somente durante o reinado de Augusto que a região hoje ocupada pelo bairro passou a ser considerada parte da cidade junto com outras treze zonas (regiones, em latim).
Graças à proximidade com o rio, com o passar o tempo bairro foi sendo ocupado por moleiros que trabalhavam com os moinhos de água, artesãos que dedicavam-se a matérias-primas como o couro e o marfim e também por pequenos comerciantes, fabricantes de tijolos e padeiros.
O charme de Trastevere está em seu caráter aparentemente áspero, bruto, imperfeito. De sua alma proletária ainda restam traços. Apesar de muito frequentado por estrangeiros e de ceder espaço à locais com nomes estrangeiros, em seus becos e ruas estreitas ainda é possível encontrar lojas que fazem parte da história do bairro.
Aqui no Post-Italy.com já falei sobre o Biscottificio Innocenti, mas outro lugar que frequento no bairro é a Panetteria Romana e Spaccio Paste, que fica na famosa Via della Lungaretta, 28/31.
Basta dar uma olhada em sua fachada para entender que a loja é um ponto de referência para os moradores de Trastevere. Nada de luzes ultra modernas, música a todo volume. O nome um pouco desbotado e a vitrine repleta de doces e salgados são suas melhores propagandas.
Muitas vezes, aproveito o fim de semana para passear pela cidade e depois de vários quilômetros percorridos a pé me dou conta que é hora do almoço. Não é sempre que dá para passar horas em uma trattoria e quando o tempo é escasso e o clima incerto minha solução preferida é um pasto veloce (refeição rápida).
O problema é que não gosto de junk food e na pausa para o almoço nem sempre é fácil encontrar lugares para sentar. No post intitulado 10 programas para fazer em Roma quando chove, indiquei alguns programas para dias de tempo instável.
Se estiver pelos lados de Trastevere, faço uma pausa na Panetteria Romana. O lugar foi inaugurado em 1860 e ainda hoje pertence à família Conti, a mesma de seu fundador.
Além de poder escolher entre vários tipos de pizza aos pedaços, sanduíches preparados na hora, pães, porções de verdura, queijos, doces, biscoitos e café os clientes podem sentar-se e degustar o próprio almoço com calma. Os preços, obviamente, são econômicos e, principalmente nos dias de frio e céu nublado, entrar no local e ser envolvido pelo calor e aroma de biscoitos assados é como receber um metafórico abraço de Trastevere.