
Curso em Florença: restaurador de arte por um dia
Nenhum outro lugar do mundo reúne tanta beleza como a Itália. Inspirador, o país é admirado, sobretudo, pelo seu riquíssimo número de obras de arte.

Fotos: Annalisa Lever
Florença, em particular, é a cidade na qual a genialidade italiana é ainda mais evidente. Praças, galerias, igrejas e museus esbanjam raridades artísticas e todo esse patrimônio só é preservado graças à paixão e à habilidade dos artesãos mais qualificados da Europa.

Fotos: Annalisa Lever
A capital da Toscana é repleta de ateliês históricos dedicados a atividades como a restauração de obras de arte, a confecção de sapatos sob medida ou a criação de joias, chapéus ou bolsas de couro. Para compartilhar com vocês uma experiência exclusiva e conhecer de perto a excelência e os segredos desses profisionais, a partir de hoje, uma vez por mês você encontrará no Post-Italy.com artigos que apresentam os melhores artesãos de Italian Stories.

Fotos: Annalisa Lever
Na mira desse projeto encontram-se laboratórios espalhados por toda a Itália; desde ourives, até costureiros, criadores de mosaicos ou costura artesanal de livros. Em cada história contada aqui você fará uma viagem virtual nos artesãos do made in Italy e quem tiver interesse pode reservar a possibilidade de frequentar um curso com esses profissionais.

Fotos: Annalisa Lever
Os protagonistas do post de hoje são Stefania e Carlo, especializados na restauração de pinturas e obras de arte de madeira douradas e lacadas. Para eles, o restauro é uma arte. “ Unimos a mentalidade de conservação do artesão com tecnologias e metodologias modernas, acompanhando tudo com um gosto refinado e uma bela dose de sensibilidade artística”.

Fotos: Annalisa Lever
Os restauradores que trabalham no laboratório de Stefania e Carlo, em Florença, colaboram com a famosa Galleria degli Uffizi e com muitos outros museus italianos de prestígio. Durante o seminário que dura três horas, os alunos, no máximo quinze pessoas, aprendem noções teóricas e práticas. Inicialmente, aprende-se a situar historicamente cada objeto, a conhecer os diferentes materiais e técnicas idôneas ao restauro.

Fotos: Annalisa Lever
Em seguida, o aluno deverá decorar um objeto de madeira florentino com a técnica da chamada doratura a missione – recobrir a superfície com finíssimas folhas de ouro – e realizar o seu sucessivo envelhecimento. Cada participante poderá levar para casa o objeto e o custo do curso é de 48 euros por pessoa. Você pode reservar aqui a data que preferir, mas saiba que durante o mês de agosto o laboratório permanecerá fechado para férias de verão.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.