Dream. A mostra onírica no Chiostro del Bramante em Roma
Circulando por Roma, às vezes a gente tem a sensação de entrar em um parque de diversão para adultos. De subir em um carrossel, daqueles que com sua plataforma giratória e postes de metal que sobem e descem nos conduzem em outra dimensão.
Em uma volta de 360 graus o olhar se perde entre cúpulas, estátuas, obeliscos, colunas e fontes que condensam séculos de história. Uma atmosfera onírica.
A Praça Navona está entre as atrações obrigatórias para quem visita a capital italiana, mas os seus arredores também reúnem outros monumentos que merecem ser visitados. Se puder, para descobrir algumas delas não deixe de ler os posts Pelos arredores da Embaixada do Brasil em Roma e Palazzo Braschi e uma das vistas mais cenográficas da Piazza Navona.
A poucos metros da Piazza Navona fica a famosa igreja de Santa Maria della Pace – aquela com o afresco as Sibilas, de Rafael – e o claustro (em italiano, chiostro) idealizado por Donato Bramante.
Considerado um dos melhores exemplos de arquitetura renascentista em Roma, o claustro costuma ser palco de periódicas mostras de arte, além de abrigar uma charmosa cafeteria com vista para o pátio interno do edifício.
Esse espaço clássico parece contrastar com o vanguardismo, mas na verdade é ali que são organizadas algumas das instalações artísticas mais originais de Roma.
Até o dia 5 de maio, o Chiostro del Bramante abriga a mostra Dream, um título que já traduz o espírito da exposição. Se trata de um evento interativo que convida os visitantes a mergulhar no próprio subconsciente. Não é uma mostra que segue os moldes tradicionais.
Com o auxílio de um áudio guia, a voz de famosos atores italianos como Alessandro Preziosi e Cristiana Capotondi não explica as obras mas narra o seu significado através de contos.
Você é convidado a “mergulhar” na atmosfera onírica e a entender porque, em nossos devaneios noturnos, sonhamos a natureza, situações de perigo, de estar em apneia. A ideia da mostra não é aquela da contemplação de uma obra de arte, mas representa a chance de uma introspecção, de entender o nosso íntimo.
Enquanto a gente passeia pelas instalações o mundo lá fora parece mais que longínquo. Para quem estiver de passagem por Roma até o início de maio, uma oportunidade para curtir uma mostra para lá de original.
No final do percurso, cada visitante também deixa no muro um post-it com as suas impressões sobre a exposição ou com a descrição do seu próprio sonho. Qual o seu?
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Olha, acho que até hoje não tinha lido uma frase que se encaixasse tão bem com Roma. Um verdadeiro parque de diversões para adultos! Foi exatamente assim que eu e minha esposa nos sentimos quando estivemos em Roma. Nunca imaginei que existira algo assim. Uma coisa é vermos fotos, assistirmos a filmes ambientados lá etc. Outra é estar lá de verdade. Só que já foi tem essa dimensão. Buona domenica!
Obrigada José! Verdade! Eu também me sinto assim! Buona domenica! 🙂