Giardino dei Tarocchi: entre arte e esoterismo na Toscana
O Giardino dei Tarocchi ou Jardim dos Tarôs, na Toscana, é um lugar que não te deixa indiferente. Provoca um misto de reações como admiração, sujeição e surpresa.
Cada um de nós tem seus vícios, manias ou excentricidades. Acredita ou desacredita no poder ou influência – real ou imaginários – de astros, simpatias, objetos que atraem sorte, quiromancia ou tarô.
Para muita gente esses são passatempos esporádicos, mas para a artista francoamericana Niki de Saint Phalle, pseudônimo di Catherine Marie-Agnès de Saint Phalle, a ligação com o tarô foi motivo de dezessete anos de dedicação contínua a um grande projeto: a construção de um jardim repleto de estátuas inspiradas nos arcanos maiores do tarô.
Entre 1979 e 1996, em colaboração com outros artistas como Pierre Marie, Alan Davie, Paul Wiedmer e o marido, Jean Tinguely, Niki realizou uma das maiores atrações da província de Grosseto, na Toscana. Na época, ela financiou pessoalmente o seu grande sonho com um investimento de 10 bilhões de liras italianas.
Em Garavicchio, nos arredores da cidade de Pescia Fiorentina (Capalbio), uma colina é dominada pelas gigantescas estátuas multicoloridas. Ao entrar no Giardino dei Tarocchi, você associa imediatamente o jardim a um lugar como o Parc Guell projetado por Antony Gaudì em Barcelona.
Além do arquiteto espanhol, para criar o seu “mundo particular” Niki de Saint Phalle também teria se inspirado no Parco dei Mostri di Bomarzo, na província de Viterbo (Lácio).
Espalhadas em cerca de dois hectares de terreno, 22 imponentes figuras capturam imediatamente o olhar dos visitantes. Hoje o lugar é muito famoso e até o Google chegou a criar um doodle em homanagem à Niki de Saint Phalle.
Realizadas a partir de estruturas de aço e cimento ou elementos mecânicos de ferro, as estátuas de até 15 metros de altura foram recobertas com fragmentos de vidros, espelhos ou cerâmicas coloridas e das mais variadas formas. O resultado deixa qualquer um boquiaberto, principalmente as crianças.
As primeiras estátuas que você encontra entrando nos jardins são aquelas que representam O Mago e A Papisa, com uma grande boca aberta que lembra o ogro de Bomarzo e uma fonte com a Roda da Fortuna que nos faz pensar na monumental Villa d´Este.
O cenário é onírico. Espelhos, frases, memórias e pensamentos escritos no chão, decorações bizarras criam uma atmosfera que une a arte ao esoterismo. A combinação de cores das estátuas foi inspirada nas obras de artistas famosos pelo cromatismo como Matisse, Picasso, Kandinskij e Paul Klee.
Logo após a praça central existem vários percursos alternativos para contemplar as outras estátuas como A Árvore da Vida e O Enforcado, pendurado pelos pés e não pelo pescoço. Provavelmente, a artista queria convidar os visitantes a observar a realidade de uma outra perspectiva.
Uma das maiores figuras do Giardino dei Tarocchi é aquela da Imperatriz, representada como uma mulher de formas opulentas e recoberta de cerâmicas coloridas que também funciona como um refúgio. Em seu interior a artista construiu até um miniapartamento recoberto de espelhos venezianos.
Nos jardins também ficam estátuas menores que representam A Temperança, o Mundo, O Eremita e A Morte.
Que você creia ou não, com certeza o Giardino dei Tarocchi é um passeio em uma Toscana Insólita que você não esquecerá tão cedo
Leia também:
Milão: o mágico ateliê dos tarôs realizados à mão
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS
Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.