Florença que reluz: a arte da ourivesaria no Ponte Vecchio
Quando pensamos em Florença, uma das primeiras coisas que associamos aquela que foi a cidade símbolo do Renascimento é Ponte Vecchio. Ela é a ponte remanescente mais antiga da capital da Toscana e foi projetada em 1345 pelo aluno de Giotto, o artista Taddeo Gaddi.
Passear por Ponte Vecchio significa cruzar com lojas e laboratórios dos melhores joalheiros e ourives da cidade, mas pouca gente sabe que no passado ela era ocupada por profissões consideradas menos nobres. Inicialmente, os inquilinos do local eram açougueiros, ferreiros e curtidores, mas no século XVI esses profissionais foram expulsos de Ponte Vecchio e substituídos por artesãos que garantissem a higiene pública.
Se você ama o inigualável talento dos artesãos italianos e a beleza de um cenário como aquele de Florença, não pode perder a oportunidade de transformar a sua viagem à Itália em uma experiência única. Na Casa dell’Orafo, no Ponte Vecchio, fica o laboratório de uma família de ourives que guarda orgulhosamente a herança de uma das profissões que transformaram Florença em uma das capitais mais admiradas do mundo.
Situado em um ambiente histórico – um antigo mosteiro no qual a potente dinastia dos Medici pensou em reunir os ourives florentinos – desde a década de 40 o laboratório de Daniela e sua família realiza joias de incrível beleza.
No interior do laboratório o tempo é um conceito relativo. A perfeição de quem dedica-se à arte da ourivesaria não admite pressa. Em um ambiente tranquilo e decorado com o mobiliário e as mesmas ferramentas dos hábeis artesãos do passado, Daniela libera a própria criatividade e, com as mãos cria ou restaura peças únicas.
Daniela é uma das profissionais que, com Italian Stories, parceira desse site, aceitou o desafio de transmitir aos turistas a paixão por uma arte antiga mas que com o passar do tempo tornou-se ainda mais fascinante.
Para quem tiver interesse, nesse link você pode reservar a chance de conhecê-la pessoalmente e ver de pertinho como é o processo de realização de uma autêntica joia italiana. Em um encontro em inglês ou italiano, descobrirá técnicas como a fusão entre ouro e prata pura e a criação artesanal de argolas de um colar martelado, assim como essa peça era realizada há mais de 3 mil anos.
Hoje é a primeira data disponível para esse workshop, mas clicando aqui você pode ficar de olho nas próximas. O encontro é reservado para um máximo de 12 pessoas e o custo é de 25 euros.