Sinos de igrejas e basílicas

Jubileu 2025. Tudo sobre a origem e os rituais do Ano Santo em Roma

Depois de muitas expectativas, obras espalhadas por diversas áreas da cidade e a espera por milhões de peregrinos, dia 24 de dezembro Papa Francisco abre a Porta Santa da Basílica de São Pedro e inaugura o Jubileu 2025.

Jubileu, Ano Santo em Roma

No atual momento histórico, marcado por guerras e intolerâncias, inclusive religiosas, é interessante lembrar que existem muitas analogias entre diferentes credos.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Você, sabia, por exemplo, que o Jubileu da igreja católica foi inspirado por uma tradição judaica e a sua ligação com o número sete?

Jubileu, Ano Santo em Roma

Segundo o livro da Gênesis, Deus criou o mundo em sete dias e quando concluiu a sua obra descansou. Abençoou o sétimo dia e o declarou santo, entrelaçando trabalho e repouso com a própria estrutura do universo. Um momento de pausa física para exaltar a alma.

Jubileu, Ano Santo em Roma

O shabat é observado pelos judeus do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado e a cada sete anos é previsto um período de repouso maior que conhecemos como ano sabático: doze meses de pausa no qual eram libertados os escravos, não se cultivavam os campos e os devedores eram exonerados dos pagamentos que deviam.

Jubileu, Ano Santo em Roma

A terra também deveria repousar no fim de cada período de 49 anos (7×7), coincidindo com o início do 50º ano. Essa circunstância especial era anunciada com o som de um instrumento que, na verdade, era o chifre de um carneiro (shofar) chamado de Jobel.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Em latim, a palavra usada para identificá-lo era Jubileum e dela deriva a expressão Jubileu. Em 1300, inspirando-se na tradição de um ano especial o Papa Bonifacio VIII idealizou o primeiro Jubileu católico. O objetivo era conceder a chamada “indulgenza plenaria”, ou seja, o perdão de todos os pecados.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Para isso, na época os fiéis deveriam fazer uma peregrinação até duas igrejas da capital: a Basilica de São Pedro e aquela São Paulo Extramuros. No caso de cidadãos romanos, isso deveria ocorrer pelo menos 30 vezes no ano. Se estrangeiro, 15, o que comportava custos não indiferentes para visitar a cidade eterna tantas vezes.

Jubileu, Ano Santo em Roma

De uma certa maneira, o primeiro Jubileu deu, involuntariamente, um impulso ao turismo de massa, já atraia cerca de 200 mil pessoas por dia.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Uma multidão invadia lugares icônicos de Roma, como a Ponte Sant’Angelo (que na época ainda não era decorada com as estatuas dos anjos) e esse fato chegou a impressionar Dante Alighieri, que descreveu a lotação da cidade no 18º canto do Inferno, da Divina Comédia.

“come i Roman per l’essercito molto,

l’anno del giubileo, su per lo ponte

hanno a passar la gente modo colto,

che da l’un lato tutti hanno la fronte

verso ‘l castello e vanno a Santo Pietro,

da l’altra sponda vanno verso ‘l monte”

Jubileu, Ano Santo em Roma

Inicialmente, o Jubileu deveria se repetir a cada cem anos, mas esse período de tempo sofreu variações até a periodicidade atual, a cada para 25 anos. No entanto, o Papa também pode decidir a proclamação de um Jubileu extraordinário.

Jubileu, Ano Santo em Roma

As regras para obter a indulgência também mudaram (como a necessidade de visitar outros edifícios de culto), assim como o ritual envolvendo a inauguração do Ano Santo.  

Jubileu, Ano Santo em Roma

Antes a Porta Santa era protegida por um muro de cimento que o pontífice quebrava simbolicamente com um precioso martelo. No entanto, depois que em 1975 o Papa Paolo VI se machucou com fragmentos de cimento, tudo foi simplificado.

Jubileu, Ano Santo em Roma

O Papa agora limita-se a abrir uma caixa no qual fica depositada a chave com a qual abre a Porta Santa.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Em 1949, a porta foi doada ao Vaticano pelo arcebispo de Lugano e Basileia, em sinal de agradecimento ao papa Pio XII, por ter poupado a Suíça de sua participação na guerra.

Jubileu, Ano Santo em Roma

Ela é composta por 16 auto relevos que narram a história de passagens bíblicas como o pecado original, a expulsão do paraíso e, em seu último quadro, Pio XII que abre a porta.

Precisando de um acompanhante turistico habilitado para seus passeios em Roma, fale comigo: postitalyblog@gmail.com  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *