Linha C do metrô em Roma terá estação com ruínas arqueológicas
As escavações para a construção de uma das novas estações da linha C do metrô de Roma trouxeram à tona uma nova surpresa.
Nas estações de grandes metrópoles, o que geralmente encontramos são exposições ou instalações artísticas, mas Roma surpreende sempre e continua mostrando ao mundo o peso de sua história.
No percurso subterrâneo que unirá as estações de San Giovanni (linha A do metrô) e Colosseo (Linha B) com a nova estação chamada Amba Aradam (metrô C), foram encontradas ruínas de uma fortaleza militar, uma espécie de quartel construído provavelmente por volta do século II a.C.
A descoberta foi considerada pelos arqueólogos italianos uma das mais significativas dos últimos tempos.
Localizada a cerca de nove metros de profundidade, as ruínas estendem-se em uma área de 1700 metros quadrados e caracteriza-se por um corredor central ocupado por 39 cômodos, dos quais 25 eram quartos de soldados.
Um dos aspectos mais espetaculares da antiga fortaleza é a conservação de seu pavimento realizado com mosaicos e de suas paredes decoradas por afrescos.
Os arqueólogos acreditam que o quartel fosse parte de um grande complexo erguido no local conhecido como Campus Martialis – atual praça de San Giovanni in Laterano – e que a estrutura foi abandonada e coberta pela construção dos chamados Muros Aurelianos.
Considerando o seu valor histórico e cultural, as autoridades de Roma decidiram isolar temporariamente a área até que a empresa Roma Metropolitane possa verificar a possibilidade de recuperar as ruínas e integrá-las na futura estação Amba Aradam.
A ideia é unir a inovação do metro com o patrimônio arqueológico de Roma, exibindo ao público uma das estações mais fascinantes do mundo.
A construção da terceira linha de metrô de Roma teve início há uma década, mas só metade de seu percurso está completamente pronto.
Por enquanto, o trecho plenamente ativo da linha C é aquele que une Piazza Lodi, até Montecompatri/Pantano, na periferia da cidade.
Para os romanos ou turistas que necessitem fazer baldeação entre a linha C e a linha A, ainda é necessário percorrer a pé um percurso de cerca 800 metros da estação Lodi até San Giovanni.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!