Medici: Masters of Florence é a série para quem ama a Toscana
Quando foi anunciada a estreia televisiva italiana de Medici: Masters of Florence, as primeiras reações foram de perplexidade. Criada por Frank Spotnitz (X-Files) e Nicholas Meyer, a série é uma produção RAI Fiction. Apesar do significativo investimento econômico, seria a TV estatal italiana capaz de criar um produto à altura de mega produções internacionais?
Façam suas apostas! Posso começar dizendo que o o elenco de Medici reúne atores de primeira como Dustin Hoffman e Richard Madden (de Game of Thrones). Na Itália, a série foi ao ar no dia 18 de outubro, mas ao que tudo indica já foi vendida para diversos canais internacionais. Na América Latina, será transmitida pela Sony Pictures Television, ainda sem uma data definida para a estreia.
Falada em língua inglesa, a série narra a trajetória dos Medici, uma das mais poderosas famílias de banqueiros durante o período da Renascença italiana. Tudo tem início em fevereiro de 1429, com a morte de Giovanni di Bicci de’ Medici, ex mercador de lã que tornou-se banqueiro do Papa e pai do primeiro Grão-Duque da Toscana, Cosimo I.
A trama concentra-se na vida de seu principal herdeiro e nos inúmeros obstáculos enfrentados por Cosimo para governar Florença: aventuras como a epidemia de peste, as inimizades com outras famílias aristocráticas ou o período de exílio em Veneza. Ao lado do irmão, Lorenzo, Cosimo utilizou a sua riqueza para controlar a política e financiar uma revolução artística que ainda hoje é visível nas principais obras da capital da Toscana.
O domínio da família durou quase três séculos e plasmou a Itália renascentista. Vale lembrar que o banco mais antigo do mundo nasceu nessa região e que essa riqueza foi fundamental para impulsionar a cultura italiana. Os Medici eram patronos das artes e das letras e Cosimo não economizou fiorini (a moeda da época) para financiar a beleza.
Em um dos episódios da série, é possível entender como, patrocinado pelos Medici, o grande arquiteto Filippo Brunelleschi projetou a cúpula do Duomo de Florença ou como Cosimo ficou fascinado pela arte ao visitar o imponente Pantheon, em Roma.
Apesar das críticas sobre algumas imprecisões ou a petulância de adaptações narrativas, é um prazer aprender mais sobre uma dos períodos mais importantes da história italiana. Para mim, pouco importa o fato de os protagonistas da série serem homens de barba quando as pinturas da época retratavam ambos sem ela. Assistindo a série, passamos por cima de semplificações para admirar a beleza dos cenários de Medici: Masters of Florence. Muitas cenas foram realizadas na região da Val d´Orcia, na Toscana.
A cidade protagonista é Pienza. Para quem a conhece, é fácil reconhecer algumas de suas principais atrações turísticas, como a Piazza Piccolomimi e o chamado Pozzo del Rossellino. Ainda em Pienza, o Palazzo Comunale (prefeitura), é a sede do banco dos Medici, enquanto o Palazzo Piccolomini representa o exterior do Palácio da família.
Além de Pienza, é possível contemplar a beleza da Val d´Orcia em cenas gravadas na praça com a piscina de água quente em Bagno Vignoni, nos arredores da igreja mais cenográfica da região, Madonna della Vitaleta, em San Quirico d´Orcia e na encantadora Montepulciano. O duelo entre o jovem Cosimo de Medici e Rinaldo degli Albizzi acontece na principal praça da cidade, que foi recoberta de areia para a ocasião.
A equipe gravou a série por dezoito semanas em outras cidades Pistoia e Florença – em edifícios históricos come Palazzo Vecchio, a Basilica di San Lorenzo, Palazzo del Bargello, o Battistero e o Duomo.
Em Roma e arredores foram realizadas gravações em lugares como a Villa Adriana, e nos jardins monumentais de Villa d´Este. Em Viterbo, na província de Roma, os protagonistas da série passeiam pelo antigo bairro medieval de San Pellegrino e pelo Palazzo Papale, sede da eleição papal mais longa de toda a história. Ainda na província de Roma, é possível identificar a cidade e o castelo de Bracciano e o Palazzo Farnese, em Caprarola.
Nesse vídeo de Pienza produzido pelo Post-Italy.com você também pode se familiarizar com a atmosfera da cidade antes que a série chegue ao Brasil.