Montepulciano. Toda a magia de um mercado de Natal na Europa
Há algo de mágico nos mercados de Natal na Europa. Crianças que se lambuzam com algodão doce ou maça do amor. O aroma de artefatos de madeira mesclado aquele do feltro e aos sachês de lavanda. A dedicação de um pastor concretizada em um queijo caseiro. Uma xícara de vin brûlé que esquenta as mãos. O frio. As palavras que perdem-se em meio a fumaça que sai das bocas.
Passear por um dos mercados de Natal na Europa é ter a chance de procurar presentes especiais como objetos de artesanato feitos a mão ou delícias gastronômicas locais como mel, embutidos, queijos, destilados, biscoitos, torrones e chocolates.
Se você, assim como eu, também acredita que os bazares natalinos da Europa são o cenário de um conto de fadas, mas não tem programas de chegar até o norte da Itália ou a países de grande tradição em mercados de Natal como a Alemanha ou a Áustria, aqui vai a minha sugestão.
A cerca de duas horas de Roma você pode organizar um bate e volta até Montepulciano, na Toscana.
Nos finais de semana, a cidade considerada uma das mais belas da região do Val d’Orcia hospeda em sua Piazza Grande, na Via San Donato e arredores, 80 casinhas de madeira com peças de artesanato e especialidades gastronômicas.
O mercado de Natal de Montepulciano começou nos dias 16 e 17 de novembro e continua nos finais de semana e nos dias 23, 24 e 30 de novembro, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 23, 24 de dezembro, no dia 25 de dezembro, só na parte da tarde, e de 26 de dezembro até o dia 6 de janeiro, feriado na Itália. O horário é das 10h30 às 19h30 e o ingresso é gratuito.
A atmosfera da praça iluminada é única e o que eu mais gostei foi a originalidade dos produtos vendidos pelos artesãos.
Desde os objetos para a decoração natalina até as peças de artesanato são hand made. A gente encontra desde artefatos em couro – material típico do artesnato toscano – até doces e embutidos toscanos como a finocchiona e o prosciutto di cinta senese.
Todos os edifícios do centro histórico foram iluminados para a ocasião e a fachada do Palazzo Comunale, sede da prefeitura na Piazza Grande, será utilizado para projeções de vídeos, imagens e cores, a partir das 17h.
Na catedral de Montepulciano e nas outras igrejas da cidade, como o Templo de San Biagio, serão exibidos presépios e, para quem viaja com crianças, será útil saber que elas poderão visitar a casa do Papai Noel, organizada dentro da fortaleza medieval de Montepulciano.
Os ingressos custam 8 euros para menores com idade entre 3 e 9 anos, 10 euros para maiores de dez anos e é gratuito para crianças de até dois anos.
Até o dia 26 de dezembro o castelo permanecerá aberto nos fins de semana, das 10h30 às 19h. Do dia 27 de dezembro ao dia 6 de janeiro, das 14h30 às 19h 30 e especialmente no dia 6 de janeiro, das 10h30 às 19h.
Todo mundo volta a ser criança em um cenário assim e durante o nosso passeio nós cruzamos até com uma futura noiva que era “obrigada pelas amigas” a pedir conselhos aos visitantes do mercado. Cúmplice o efeito do vin brûlé…
Como chegar lá de carro saindo de Roma: Percorrer a rodovia A1 na direção norte até a saída de Chiusi-Chianciano. Atravessar a cidade de Chianciano e seguir indicações para Montepulciano.
De trem: Pegara a linha ferroviária que chega até a estação de Chiusi-Chianciano Terme e de lá pegar o ônibus para Montepulciano.