Clássicos do cinema para curtir as músicas de Ennio Morricone
Dias atrás, o maestro Ennio Morricone voltou a ocupar as páginas dos jornais italianos. Em uma entrevista ao The Huffington Post, comentando como vive esses dias de isolamento, ele declarou que, nesse momento histórico, considera “inoportuno” cantar das sacadas. “Para mim a música tem um valor absoluto, mas nesse momento não componho nem escuto nenhuma melodia”, sublinhou.
Nascido em Roma em 1928, Morricone estudou no Consevatorio di Santa Cecilia. Durante sua longa carreira, compôs mais de 500 trilhas sonoras para filmes e séries de TV, além de músicas contemporâneas. Quem não se lembra de sua parceria com Dulce Pontes?
Sua imagem costuma ser associada aos lendários filmes do gênero western all’italiana ou spaghetti western (faroeste) que levaram à fama o cineasta Sergio Leone e filmes como Por um punhado de dólares, O Bom, o Mau e o Vilão e Aconteceu no Oeste. É impossível a gente esquecer as notas que acompanham a cena do duelo final entre Charles Bronson e Henry Fonda.
No entanto, seria redutivo pensar que Morricone dedicou-se exclusivamente a um único gênero. Suas composições superaram o tempo. Em sua trajetória profissional, ele colaborou com cineastas de todos os estilos possíveis, desde o drama até o terror e ficção científica.
Amando pelos diretores de cinema de Hollywood, Ennio Morricone foi homenageado com um Oscar honorário e, recentemente, uma de suas últimas colaborações, aquela com Quantin Tarantino em Os oito Odiados, teve a sua sexta nomeação.
Continuando o nosso projeto de levar a Itália até vocês nesses dias de lockdown, aqui uma seleção de filmes para você assistir, com algumas das mais famosas trilhas sonoras compostas por Ennio Morricone.
Por um punhado de dólares (Sergio Leone, 1964): Um clássico do faroeste italian style estrelado por ninguém menos que Clint Eastwood. Um pistoleiro sem nome chega a San Miguel, uma cidade mexicana nos arredores da fronteira com os Estados Unidos da América. Duas gangues rivais, os Rojos, contrabandistas de bebidas, e os Baxters, de armas, disputam o controle do território.
Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, ): Um de meus filmes preferidos. Cinema Paradiso é o primeiro longa de ficção de Tornatore. Com Philippe Noiret no comovente papel de projecionista de um cinema decadente da Sicília, foi premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Era uma vez na América (Sergio Leone, 1984): Filme épico dirigido por Sergio Leone e estrelado por Robert de Niro. Um grupo de amigos de origem judaica juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, em New York. Com o passar do tempo, os crimes se tornam mais graves e os amigos se tornam respeitáveis mafiosos.
A Missão (Mission, Rolland Joffé, 1986): Um clássico do cinema. Ambientado final do século XVIII, narra a história de Rodrigo Mendoza, violento mercador de escravos de origem espanhola que, gracas ao remorso, se une aos jesuítas nas florestas da américa do Sul e defende os índios que antes escravizava.
A lenda do pianista do mar (Giuseppe Tornatore, 1998): Um garoto nascido em pleno alto-mar é batizado com o nome do ano em que nasceu: 1900. A criança cresce em mundo encantado e seu talento natural no piano chama a atenção do mito do jazz Jelly Roll Morton, que o desafia em um duelo. 1900 no entanto, não se deixa seduzir pela notoriedade repentina e continua obcecado pelo mar.
Os intocáveis (Brian de Palma, 1987): Estrelado por Kevin Costner no papel de um agente do FBI é ambientado na cidade de Chicago, no período de vigência da Lei seca. Al Capone (Robert de Niro) corrompe e controla a cidade através de sua atividade rentável de venda ilegal de bebidas alcoólicas.
Os oito odiados (Quentin Tarantino, 2015): um filme que assemelha-se a uma peça de teatro em seis atos. Durante uma nevasca, o caçador de recompensa John Ruth está transportando uma prisioneira. Durante o percurso, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles tentam se refugiar no Armazém da Minnie, onde já se encontram outros quatro desconhecidos. Aos poucos, os oito viajantes descobrem seus respectivos segredos, o que comporta um inevitável conflito entre eles.