Emoção em estado puro. Passeio de Vespa pela Toscana
De que vale a felicidade de contemplar tanta beleza se ela não é compartilhada? Foi por acaso que, durante a minha última viagem para a Toscana, descobri a chance de fazer um passeio de Vespa pela região. Tínhamos nos programado para fazer um piquenique à sombra de uma árvore histórica, um carvalho de quase três séculos chamado Quercia delle Checche.
Chegando lá encontramos um casal que estava preparando uma mesa com alguns dos melhores produtos gastronômicos da região, incluindo o vinho.
Eles estavam aguardando um grupo de turistas estrangeiros que explorava o Val d’Orcia a bordo de Vespas e não via a hora de provar as delícias toscanas.
Esse encontro não programado nos presenteou com uma ótima conversa, um cálice de vinho e a oportunidade de contemplar um dos panoramas mais belos da Toscana em companhia. Uma árvore secular. Colinas douradas que brilham sob o sol. A brisa que agita levemente os ciprestes, como um sopro de vida. Uma revoada de pássaros que conquista o céu.
Nos unimos ao grupo de turistas e dias depois fomos conferir de perto a emoção de explorar essa parte da Toscana com um passeio de Vespa.
Claro que você também pode optar por deslocar-se entre os diversos vilarejos do Val d’Orcia de carro, mas a Vespa permite que você faça pausas estratégicas com mais facilidade, que você tenha a liberdade de curtir momentos de Dolce Vita e viva a emoção de percorrer suas curvas sinuosas sob duas rodas.
Você pode optar por alugar e dirigir uma Vespa vintage com embreagem manual ou um modelo moderno de Vespa automática, seguindo o seu próprio itinerário ou participando de um passeio guiado. No primeiro caso, você pode alugar a Vespa por um dia inteiro ou por três dias, com direito a quilometragem ilimitada.
Caso prefira um tour guiado, pode percorrer o Val d’Orcia fazendo paradas em lugares lindos como Pienza, a cidade ideal de Papa Pio II, San Quirico d’Orcia e a Cappella della Madonna della Vitaleta, Bagno Vignoni, conhecida pela sua piscina de água termal, Monticchiello e Montepulciano, famosa pelo Vino Nobile di Montepulciano.
Outro itinerário possível é aquele que passa por Pienza, Radicofani, Sarteano e seu castelo, Montepulciano e Bagni San Filippo, famosa por suas águas termais.Para quem quiser ir mais além, é possível organizar um passeio de Vespa entre Cortona e o Lago Trasimeno, na vizinha região da Úmbria.
Em qualquer caso, você precisará de uma carteira internacional de motorista ou PID (Permissão Internacional para Dirigir).
Quem aluga a Vespa também recebe o capacete, uma bandana descartável, um mapa da região, cadeado e walkie talkie no caso de grupos numerosos.
Se você não se sentir seguro para dirigir uma moto, outra opção é um tour a bordo de um modelo vintage de Fiat 500, uma outra maneira de explorar o Val d’Orcia a bordo de um ícone italiano.
Pingback: Orçamento Toscana – Rota Dourada