Limoncello, licor dos frutos e do sol da Itália
Quando cruzamos com as garrafas de Limoncello no ambiente luxuoso do duty – free shop dos aeroportos, pouca gente imagina que esse licor cítrico, na verdade, é realizado com uma das partes menos nobres do limão: suas cascas. Símbolo do mediterrâneo, a bebida nos faz pensar no perfume da Península Sorrentina, em árvores frondosas carregadas de frutos amarelo-ouro beijados pelo sol, na determinação dos produtores do sul da Itália, que criaram coreográficos terraceamentos nas colinas com vista para o mar.
Os habitantes de Sorrento, Amalfi e Capri reivindicam a sua invenção, mas foi no final da década de 80 que a marca «Limoncello» foi registrada pelo empreendedor Massimo Canale, em Capri. O Limoncello é realizado com os perfumados limões de Sorrento, um produto que possui a certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e também é conhecido como Limone di Massa ou Ovale di Sorrento.
Alguns botânicos sustentam que os limões são produtos cultivados há séculos no sul da Itália e mosaicos e afrescos encontrados em Pompeia e em Ercolano confirmam essa hipótese.
Em geral, os frutos classificados como Limone di Sorrento IGP são limões bem maiores do que aqueles que costumamos ver no Brasil e pesam, em média, não menos que 85 gramas. Sua forma é elíptica e a sua casca rugosa, perfumadíssima, contém óleos essenciais que são utilizados no setor da confeitaria e também naquele da cosmética. Em Nápoles o ingrediente é usado para marinar o peixe e em alguns dos doces mais gostosos da cidade, como o Babà e o sorbetto, que possui uma consistência similar a nossa raspadinha.
No Limoncello, as cascas de limões fresquíssimos são imergidas em álcool puro de cereais por pelo menos duas semanas (veja receita abaixo). O resultado da simbiose entre esses dois ingredientes simples é um licor refrescante servido bem gelado no final das refeições. Para quem quiser experimentar, aqui você encontra o método para preparar o Limoncello (veja receita abaixo) ou, se preferir comprá-lo pronto, compartilho uma receita que sempre faço aqui em casa usando esse licor: a Caprese al Limoncello, um doce sem fermento que fica mais baixo que os bolos tradicionais mas é delicioso.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.