
Reggia Express: o trem histórico de Nápoles até a Reggia di Caserta
Depois de anos sem ocupar uma posição de relevo entre as principais metas turísticas internacionais e acusada de degrado, a Reggia di Caserta (o palácio real da família Bourbon) volta a ser uma das atrações protagonistas do sul da Itália.
Rival histórica do imponente Palácio de Versalhes (França), em 2016 a reputação da residência transformada em museu voltou a ocupar as páginas da mídia. Sindicatos que representam os funcionários da Reggia protestaram porque o diretor da Reggia di Caserta, Mario Felicori, trabalhava até tarde, além do horário de fechamento da estrutura.
As horas extras, no entanto, ao que tudo indica geraram um resultado positivo. De acordo com os dados divulgado pela administração do museu, a Reggia di Caserta encerrou 2016 com um número de visitantes 30% superior aquele registrado em 2015. No último dia 15 de janeiro, uma ótima notícia confirma que o Palácio Real de Caserta continuará sendo um dos monumentos mais visitados da região da Campânia em 2017.
Graças à Ferrovie dello Stato, foi inaugurada a chamada Reggia Express, a linha feroviária que une Nápoles até a cidade de Caserta e à sua Reggia. A particularidade é que e trata de um trem histórico, construído nos anos 30 do século passado e chamado de “Centoporte”.
O trem parte da Stazione Centrale de Nápoles e em cerca de uma hora de viagem chega até o Palácio Real de Caserta projetado a partir de 1752 pelo arquiteto Luigi Vanvitelli e considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.
O edifício funcionou como palácio do antigo Reino de Nápoles e além da suntuosidade de seus ambientes e suas mais de mil salas internas, conta com um parque com cerca de 3km de extensão. Suas fontes e chafarizes são atrações de beleza rara.
O custo da passagem é de 18 euros (9 crianças e adolescentes de idade entre 6 e 18 anos de idade) e inclui o ingresso no Palácio Real e um áudioguia e degustação de mozzarella di bufala, além da possibilidade de passear entre as fontes, jardins e cascatas do parque. O trem parte da estação de Napoli Centrale às 10 da manhã e volta de Caserta às 17h.
Essa foi a primeira viagem a bordo de um trem histórico organizada de Nápoles até Caserta. Para ficar de olho no calendário com as próximas datas, consulte o site www.fondazionefs.it