catracas nos ônibus de Roma, Itália
Informações práticas

Roma decide instalar catracas em suas linhas de ônibus

A empresa ATAC instalará catracas nos ônibus de Roma

Um retrocesso cultural no sistema de transportes em Roma. Começou essa semana a instalação de catracas nos ônibus da capital. Até agora, para muitos brasileiros que viajam para a Europa pela primeira vez, sempre foi uma surpresa positiva não encontrar catracas nos ônibus das principais metrópoles do velho continente.

A fórmula muda de país a país, mas o conceito de base é o mesmo: a confiança na honestidade dos cidadãos. A liberdade de ir e vir sem submeter-se a controles é um sinônimo de civilidade.

Em Roma, para usar as linhas de metrô, os bondes elétricos ou ônibus os usuários devem adquirir antecipadamente suas passagens em lugares como a tabaccheria (loja de artigos como cigarros), bancas de jornais ou nas próprias estações da metropolitana. Em seguida, cabe ao passageiro a obrigação de validar o próprio bilhete nas máquinas amarelas chamadas de macchinette obliteratrici.

Os moradores que usam o sistema de transportes romanos com frequência também podem adquirir uma tessera, cartão válido para o mês inteiro, e os turistas podem optar por uma iniciativa válida como o Roma Pass.

A questão é que há anos a ATAC, empresa responsável pelos transportes em Roma, enfrenta problemas de balanço. Além de acusações de má administração, a companhia denuncia o que é chamado por aqui de  evasione tariffaria, ou seja, do número de usuários que usam os transportes sem pagar a passagem.

Para contrastar esse fenômeno, foram intensificados os controles a bordo dos meios de transporte. Em 2017, segundo os dados divulgados pela ATAC, eles aumentaram em cerca de 13%.

Realmente, se antes era raro cruzar com um controllore (fiscal), ultimamente tenho assistido várias cenas de usuários multados, inclusive turistas. As multas cobradas a quem não paga a passagem oscilam entre 54,90 euros (se pagas até cinco dias) e 104,90 euros se pagas depois de seis e até 60 dias da violação.

Apesar dos controles, a companhia continua tendo prejuízos e por isso começou a instalar catracas nos ônibus da cidade. Por enquanto, a experimentação começa coma linha 669 que circula pelo bairro Garbatella. Só será possível subir pela porta dianteira dos ônibus e passar pela catraca depois de ter inserido a passagem na máquina ou de ter mostrado o próprio cartão de transportes.

As catracas ainda não foram colocadas nas linhas muito frequentadas por turistas, como a 64, mas ao que tudo indica a iniciativa agradou muitos romanos, esperando que a garantia de entradas econômicas para a empresa comporte novos investimentos no sistema de transportes da capital.

INGRESSOS PARA ATRAÇÕES

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS

Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *