Roma Pass: como funciona e quando a compra é um ótimo negócio
Assim como outras capitais europeias, Roma também tem um passe de atrações e transportes. O chamado Roma Pass é um cartão que facilita a vida dos turistas de passagem pela cidade eterna e que, se usado de maneira esperta, pode revelar-se sinônimo de economia.
Como funciona o Roma Pass e como obter vantagens desse passe? Antes de mais nada, é preciso especificar que existem dois tipos de Roma Pass: um deles é válido por 48 horas, o outro por 72 horas. Eles custam, respectivamente, 28 e 38,50 euros. Ambos permitem o uso ilimitado das linhas de metrô, ônibus, bonde e as linhas de trem Roma-Lido (que une a estação Roma Porta San Paolo até o litoral de Ostia), Roma Flaminio Piazza del Popolo-Viterbo (até Sacrofano) e Roma-Giardinetti.
O cartão é ativado quando usado pela primeira vez, seja no transporte público ou na atração escolhida, e encerra-se à meia-noite do segundo ou terceiro dia. Também vale a pena sublinhar que o Roma Pass não inclui o transporte de e para os aeroportos da capital.
Você pode comprar o Roma Pass nos pontos de informação turística, nos museus e atrações que aderem à iniciativa, nos aeroportos Leonardo da Vinci (Fiumicino) e Ciampino e também na estação ferroviária de Termini. Também existe a possibilidade de adquirir o passe pela Internet, mas no momento da compra é preciso escolher em qual ponto de informação turística (Punti Informativi Turistici – PIT) você irá para retirá-lo. Selecione aquele mais próximo de seu hotel ou no centro histórico da cidade.
Além do transporte incluído no preço, com o Roma Pass você terá direito ao ingresso gratuito a um museu ou sítio arqueológico (no caso do passe de 48 horas) ou dois museus ou sítios arqueológicos no caso do passe válido por 72 horas, além de ingressos com descontos nas demais atrações que você decidir visitar e um mapa. Também é importante sublinhar que ele não inclui a entrada nos subterrâneos nem contempla uma visita noturna ao Coliseu.
Na minha opinião, o Roma Pass é válido para quem, por exemplo, visita a cidade pela primeira vez e, obviamente, não quer perder a chance de conferir pontos turísticos “must see” como Fórum Romano, Coliseu e Palatino. Basta fazer as contas para conferir as suas vantagens. Os ingressos para o tris Fórum Romano + Coliseu + Palatino (14 euros incluindo o suplemento de venda online) e a os Museus Capitolinos (16 euros online) somados ao bilhete para o transporte válido por 72 horas (18 euros) custariam 48 euros contra os 38,50 euros do Roma Pass 72 hours.
Vale a pena lembrar que o ingresso na Galeria Borghese com o Roma Pass está temporariamente suspenso e que devido à grande procura, no caso do Coliseu, Castel Sant´Angelo, Musei Capitolini e área arqueológica do Palazzo Valentini/Domus Romane a reserva é obrigatória (melhor fazer com pelo menos 10 dias de antecedência) mesmo com o Roma Pass.
Se o desconto aparentemente é mínimo, é preciso lembrar que com o Roma Pass o turista terá direito a descontos em todas as demais atrações como, por exemplo, a Galleria Spada, o Castel Sant´Angelo, a Via Ápia, o Museu da Centrale Montemartini, só para citar algumas. Nesse link você encontra as tarifas de todos os museus para decidir qual deles visitar.
Outra coisa impagável é a chance de “furar fila” legalmente e ir direto para à entrada da atração ou museu visitado, evitando longas horas de espera. Enfim, uma dúvida frequente dos turistas: os museus vaticanos fazem parte do circuito? A resposta é não, mas se quiser pode comprar antecipadamente o seu ingresso com o nosso parceiro, a Get your Guide.
A partir de março de 2019, porém, foram introduzidas algumas mudanças no sistema de funcionamento do Roma Pass e atrações ligadas ao cartão. A partir dessa data, é imprescindível reservar um horário para o seu ingresso no Coliseu e pagar dois euros a mais por essa reserva. Antes você podia entrar no monumento a qualquer hora, desde que dentro do prazo de validade do passe.
Você pode fazer a sua reserva para o Coliseu no site da CoopCulture mesmo sem ainda ter adquirido o Roma Pass. Caso deseje comprar o passe no mesmo momento que efetuar a reserva do horário de entrada no Coliseu, lembre-se que o Roma Pass comprado através do site da CoopCulture deverá ser retirado na Via Merulana 121, das 8h30 às 21 horas, exceto às terças-feiras.
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Olá!! Você poderia me ajudar? Estou tentando comprar o Roma Pass no site oficial mas não está aceitando meu cartão. Ai fui no get your Guide mas fiquei um pouco confusa, pq no get your guide eu não seleciono onde eu vou pegar o Roma Pass, nem quem vai retirar o cartão, enfim (informações que precisei colocar no oficial e no get your Guide não). Como funciona pelo get your Guide? Obrigada!! Bjss
OLá Bruna, tudo bem? Obrigada pela confiança.
Então, no caso da Get your Guide, como vc pode ler aqui embaixo, nessa descrição, o cartão deverá ser retirado em um dos chamados PIT (Ponto de Informação Turística) da cidade. Os endereços são vários e aqui estão eles, inclusive aquele dentro do aeroporto.
Se precisar de qualquer coisa conte comigo!
Grazie!
Ritira la tua carta presso i PIT (Punti Informativi Turistici) della città di Roma: PIT Ciampino, Aeroporto G.B. Pastine – area esterna arrivi internazionali. Dalle 08:30 alle 18:00 PIT Cinque Lune, Piazza delle Cinque Lune (Piazza Navona). 09:30 – 19:00. PIT Fiumicino, Aeroporto Leonardo Da Vinci – arrivi internazionali – Terminal T3. 08:00 – 20:45. PIT Fori Imperiali, Centro Visitatori Via dei Fori Imperiali, 10:30 – 20:00. PIT Minghetti, Via Marco Minghetti (angolo Via del Corso), 09:30 – 19:00. PIT Sonnino, Piazza Sidney Sonnino (Trastevere), 10:30 – 20:00. PIT Termini, Stazione Termini – Via Giovanni Giolitti 34, binario 24, 08:00 – 18:45.
Olá, Tudo bem?
Obrigada pelo post e por tirar muitas duvidas.
Mas acabei ficando com uma outra dúvida.
Eu já comprei o Romapass no momento que fui fazer a reserva no CoopCulture, mas não recebi nehuma informação deles que deveria retrar exatamente nesse endereço, e nem que as terças não funicona, pois chego exatamente em uma terça-fera em Roma.
Você sabe me dizer se tem algum outro ponto de retirada nesse caso? e o que eu devo levar para comprovar que o Romapass já está comprado?
Obrigada
Olá, tudo bem? Obrigada por seguir o blog! Geralmente, no momento da compra on-line você já pode escolher qual será o Tourist Infopoint e o dia no qual deverá retirar o Roma Pass, mas isso não é obrigatória nem vinculante.Você tem seis meses de tempo para retirar o cartão depois da compra, em qualquer Tourist Infopoint de Roma. Confirmo a informação presente no site da Coopculture especificando que o ponto da Via Merulana fecha às terças-ferias, como pode ler aqui:
…La card dovrà essere ritirata presso la biglietteria di Palazzo Merulana, in Via Merulana 121, dalle ore 8.30 alle ore 21.00 tutti i giorni ad eccezione del martedì….
Os endereços dos outros Infopints turísticos são esses aqui:
Tourist INFOPOINTS di Roma Capitale:
Castel S. Angelo, Piazza Pia (adiacente ai giardini di Castel Sant’Angelo), dalle 8.30 alle 18.00 fino al 24/03, dalle 9.30 alle 19.00 fino al 27/10.
Ciampino, Aeroporto G.B.Pastine – Zona esterna dell’area Arrivi. Dalle 8.30 alle 18.00.
Fiumicino, Aeroporto Leonardo Da Vinci – Arrivi Internazionali Terminal T3. Dalle 8.00 alle 20.45.
Fori Imperiali, Via dei Fori Imperiali. Dal 1 gennaio al 30 giugno e dal 1 settembre al 31 dicembre dalle 9:30 alle 19:00 – Dal 1 luglio al 31 agosto dalle 9:30 alle 20:00.
Minghetti, Via Marco Minghetti (angolo Via del Corso). Dalle 9.30 alle 19.00.
Termini, Stazione Termini – Via Giovanni Giolitti 34, interno edificio F – binario 24. Dalle 8.00 alle ore 18.45.
Abs e boa viagem!
Anelise